SISTEMA LINFÁTICO

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
FACULDADE FANOR / DEVRY BRASIL
Curso de Enfermagem
SISTEMA LINFÁTICO
Nome dos alunos (a):
Aparecida Oliveira
Professora: Anna Paula Sousa da silva
Fortaleza
Setembro de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...........................................................................................................3OBJETIVOS..................................................................................................................4
METODOLOGIA.........................................................................................................5
CONCLUSÃO...............................................................................................................6
REFERÊNCIASBIBLIOGRAFICAS.......................................................................8

INTRODUÇÃO
O sistema linfático possui a função de drenar o excesso de líquido intersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) afim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dosfluidos no corpo.Ele também transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo.
  Uma outra função do tecido linfático é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos.Paraentendermos o que são os linfonodos, uma forma bem simples é pensarmos neles como filtros, uma vez que a linfa passa por vários deles antes de chegar à corrente sanguínea, e, como já vimos acima, neles ficam retidos os agentes causadores de doenças até sua eliminação.
É importante saber que os capilares sanguíneos e os capilares linfáticos possuem funções bem diferentes, pois no caso dos primeiros,há a entrada e saída de substâncias, já no segundo, ocorre apenas a entrada destas. O capilar linfático não realiza trocas, ele somente coleta o líquido com o que tiver nele, as trocas são realizadas pelo sangue. É o sangue que faz o transporte de nutrientes e remoção de toxinas, ou seja, é pelo sangue que são realizadas as trocas necessárias ao equilíbrio do organismo.
Em suma, o sistemalinfático atua na manutenção da saúde de nosso organismo através da remoção de agentes como: bactérias, fungos, vírus (estes penetram na corrente sanguínea), células mortas, glóbulos vermelhos que saíram da corrente sanguínea e metástases (células sanguíneas que se soltam do tumor).
Os linfomas são cânceres das células do sistema imunológico e podem se manifestar de diferentes formas em qualquer lugar docorpo em que haja células linfáticas. Eles se dividem em dois grupos: Hodgkin e não Hodgkin. O primeiro tem cura em torno de 90% e o segundo grupo é mais complexo, com mais de 50 subtipos com manifestações clínicas e prognósticos distintos. A biópsia, que é feita pelo patologista, consiste em pequena amostra de tecido. As opções terapêuticas geralmente são quimioterapia, radioterapia etransplante de medula óssea.
Cerca de 4 mil pessoas morrem anualmente em consequência de linfoma no Brasil. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam ainda que por ano são registrados 10 mil casos da doença. Nos últimos 20 anos a incidência de linfoma dobrou, mas o desconhecimento sobre esse tipo de câncer pela população preocupa a comunidade médicas e especialistas.
OBJETIVOS
ObjetivoGeral
Compreender o que é o sistema linfático sua importância.
Objetivos Específicos
Compreender e conhecer as patologias relacionadas ao sistema linfático e atuação do enfermeiro para melhorar qualidade de vida ao cliente.
METODOLOGIA
Este estudo iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, um estudo de fontes secundárias sobre a importância do sistema linfático e suas patologias. com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema linfático
  • Sistema linfático
  • Sistema linfatico
  • Sistema Linfático
  • Sistema linfatico
  • sistema linfatico
  • Sistema Linfatico
  • SISTEMA LINFÁTICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!