Sistema gestão ambiental

Páginas: 13 (3041 palavras) Publicado: 11 de maio de 2012
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PROPOSTO PARA UMA EMPRESA FABRICANTE PNEUS

INTRODUÇÃO
A preocupação que a sociedade vem demostrando com a qualidade do meio ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais tem-se refletido na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas à emissão de poluentes , à disposição de resíduos sólidos e líquidos, à emissão de ruídos e à exploraçãode recursos naturais. Acrescentando ainda a estas exigências, a existência de um mercado em crescente processo de conscientização ecológica, no qual mecanismos como selos verdes e normas, passam a constituir atributos desejáveis, não somente para a aceitação e compra de produtos e serviços, como também para a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto a sociedade.
Diante de taisexigências e da necessidade de redução de custos e adequação dos produtos e processos de produção às necessidades do mercado, as organizações, sobretudo as industriais são pressionadas a modernizarem seus sistemas de gestão para que proporcionem maior qualidade dos produtos, viabilizem e suportem inovações tecnológicas, contribuam com o desenvolvimento sustentável, garantam o aumento da competitividade e,consequentemente, da lucratividade. Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs) tem sido uma das alternativas utilizadas pelas empresas para alcançarem estes objetivos. O sistema com base na norma ISO14001 é um dos modelos de gestão ambiental mais adotado em todo o mundo.
Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para a empresa “X” (empresafictícia), que atua no ramo de fabricação de pneus, tendo como objetivo principal a preocupação com o destino final dado ao produto no final de sua vida útil.

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
A empresa “X”, é uma companhia de media porte que atua no mercado de fabricação de pneus para automóveis e caminhões, a mesma está no mercado desde 2005, com uma única fabrica situada na cidade de Mogi Guaçu estado de SãoPaulo.
Atualmente, a companhia ocupa uma área industrial de 20 mil m², onde cerca de 400 colaboradores atuam no processamento de 350 toneladas de matérias-primas ao mês, com a capacidade instalada, a empresa atinge a produção mensal de 250 mil pneus. A companhia vem crescendo em média 8% ao ano, ocupando posição diferenciada entre os fabricantes nacionais, possui ainda uma participação de 20%do mercado de reposição.

O PRODUTO E SUA HISTORIA
* O pneu
Componente imprescindível ao funcionamento dos veículos, passou por muitas etapas desde sua origem, no século XIX, até atingir a tecnologia atual. A invenção do pneu remonta a mais de um século. Fatos engraçados à época levaram empresários à falência, como a borracha que não passava de uma goma “grudenta” para impermeabilizar tecidosou o risco que a borracha tinha de dissolver quando fazia calor, marcando algumas fases da evolução dos pneus.
Para mudar esse cenário, muitos experimentos iniciados pelo americano Charles Goodyear, por volta de 1830, confirmaram acidentalmente que a borracha cozida a altas temperaturas com enxofre, mantinha suas condições de elasticidade no frio ou no calor. Estava descoberto o processo devulcanização da borracha que, além de dar forma ao pneu, aumentou a segurança nas freadas e diminuiu as trepidações nos carros. Em 1845, os irmãos Michelin foram os primeiros a patentear o pneu para automóvel.
As etapas iniciais de desenvolvimento dos pneus ainda passaram pelo feito do inglês Robert Thompson que, em 1847, colocou uma câmara cheia de ar dentro dos pneus de borracha maciça. A partir de1888, com a utilização do pneu em larga escala, as fábricas passaram a investir mais em sua segurança.
* Os pneumáticos no Brasil
A produção brasileira de pneus ocorreu em 1934, quando foi implantado o Plano Geral de Viação Nacional. No entanto, a concretização desse plano aconteceu em 1936 com a instalação da Companhia Brasileira de Artefatos de Borracha – mais conhecida como Pneus Brasil –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema de gestão ambiental
  • Sistemas de gestão ambiental no porto
  • Sistema de gestão ambiental
  • sistema gestao ambiental
  • Sistema de Gestão Ambiental
  • Sistemas em Gestão Ambiental
  • sistema de gestão ambiental da mitsubish
  • Sistema de gestão ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!