Sistema geodésico brasilleiro

2084 palavras 9 páginas
SISTEMA GEODÉSICO
BRASILEIRO
Giselda A. Ghisleni
CREA - RS 123295

Um sistema geodésico também chamado de datum geodésico consiste em um sistema de referencia terrestre definido por uma superfície matemática (elipsoide) posicionada no espaço a partir de um ponto de referencia
( origem) e materializada por um conjunto de pontos distribuídos na superfície terrestre.

O datum geodésico pode ser Planimétrico ou Altimétrico, uma vez que a superfície terrestre de referencia adotada em casos diferentes

O SGB É um sistema coordenado, utilizado para representar características terrestres, sejam elas geométricas ou físicas.
Na prática, serve para a obtenção de coordenadas (latitude e longitude), que possibilitam a representação e localização em mapa de qualquer elemento da superfície do planeta.

O SGB é composto pelas redes: altimétrica, planimétrica e gravimétrica.
O desenvolvimento do SGB pode ser dividido em duas fases distintas: uma anterior e outra posterior ao advento da tecnologia de observação de satélites artificiais para posicionamento.

No Brasil, essa tecnologia possibilitou, por exemplo, a expansão do SGB à região amazônica, permitiu o estabelecimento de estrutura de apoio ao mapeamento sistemático da área.

Os primeiros levantamentos geodésicos no Brasil foram realizados na década de 1940, pelo Conselho Nacional de Geografia (CNG) com o objetivo de determinar coordenadas astronômicas em cidades e vilas para a atualização da Carta do Brasil de 1922.
Iniciava-se o estabelecimento sistemático do Sistema
Geodésico Brasileiro (SGB) em sua componente planimétrica, através das medições de latitudes e longitudes, materializado por um conjunto de pontos
(pilares, marcos ou chapas) situados sobre a superfície terrestre pelo método da triangulação e densificado pelo método de poligonação.

Tais métodos, denominados de "clássicos", foram aplicados até meados da década de 90 e os equipamentos utilizados eram os

Relacionados