Sistema Genital Feminino Ciclo Menstrual e Per odo F rtil

1345 palavras 6 páginas
Resumo de Biologia - Turma 11 - Grupo 1 (Sistema Genital Feminino, Ciclo Menstrual e Período Fértil)
Introdução
Este trabalho trata sobre o sistema genital feminino, o ciclo menstrual e o período fértil das mulheres, trazendo consigo algumas observações e dicas para prevenir, por exemplo, uma gravidez indesejada, pois, mesmo que esse tópico seja bastante discutido, ainda restam algumas dúvidas. Perguntas como "Tem como saber quando é o meu período fértil?" ou "Quais são os sintomas de uma garota neste período?" serão respondidas aqui, explicadas juntamente com uma base sobre Ciclo Menstrual e as estruturas no Sistema Genital Feminino.

O Sistema Genital Feminino O sistema genital feminino é formado, basicamente, por dois ovários, duas tubas uterinas, o útero, a vagina e a vulva (parte externa).

Ovários: Quando uma menina nasce, ela já tem todas as células que irão transformar-se em gametas nos seus dois ovários. Estas células - os ovócitos primários - encontram-se dentro de estruturas denominadas folículos de Graaf ou folículos ovarianos. A partir da adolescência, sob ação hormonal, os folículos ovarianos começam a crescer e a desenvolver. Mensalmente, apenas um folículo geralmente completa o desenvolvimento e a maturação, rompendo-se e liberando o ovócito secundário (gameta feminino): fenômeno conhecido como ovulação. A massa celular resultante transforma-se em corpo lúteo (ou corpo amarelo), que passa a secretar os hormônios progesterona e estrógeno. Com o tempo, o corpo lúteo regrite e converte-se em copo albicans (ou corpo branco), uma pequena cicatriz fibrosa que irá permanecer no ovário. O gameta feminino liberado na superfície de um dos ovários é recolhido por finas terminações das tubas uterinas - as fímbrias.

Tubas uterinas, ovidutos ou trompas de Falópio: São dois dutos (de 7 a 14 cm) que unem o ovário ao útero. É nas tubas uterinas que ocorre a fecundação (quando o espermatozoide penetra no óvulo). Logo após isso, temos o fenômeno da nidação,

Relacionados

  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas