Sistema financeiro internacional/ nacional e padrão ouro

Páginas: 9 (2054 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Sistema Financeiro Nacional: O sistema financeiro nacional do Brasil é formado por um conjunto de instituições, financeiras. É composto por entidades supervisoras e por operadores que atuam no mercado nacional: Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Nacional da Previdência Complementar (CNPC).
Conceito: Conjunto das instituições financeirasou intermediadores financeiros, que possibilitam a transferência de recursos (moeda) de ofertadores para tomadores.
Função do SFN: é a de regulamentar, fiscalizar e executar as operações necessárias à circulação da moeda e do crédito na economia.
É composto por diversas instituições. Se o dividirmos, teremos dois subsistemas:
* O primeiro é o normativo, formado por instituições quedefinem as regras e diretrizes de funcionamento, além dos parâmetros para a intermediação financeira e fiscalizar a atuação das instituições operativas. Tem em sua composição: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e as Instituições Especiais (Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal). 

* O segundo é o operativo, Emsua composição estão as instituições que atuam na intermediação financeira e tem como função operacionalizar a transferência de recursos entre fornecedores de fundos e os tomadores de recursos, a partir das regras, diretrizes e parâmetros definidos pelo subsistema normativo. Estão nessa categoria as instituições financeiras bancárias e não-bancárias, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo(SBPE), além das instituições não financeiras e auxiliares. 

Sistema Financeiro Internacional: é a estrutura de acordos, regras, convenções e instituições em que os mercados internacionais e firmas operam.
Principal Função: Possibilitar a liquidez dos países, Realizar pagamentos e Prover unidade estável de valor
(Comércio Internacional; movimento de capital; transações cambiais, taxa decâmbio, preço pelo qual as moedas são trocadas; depende do sistema financeiro internacional)

Padrão Ouro: A Libra esterlina (papel-moeda emitido na Inglaterra), foi imposta pelo país ao mundo como a moeda padrão do SFI, pois era considerada a moeda mais confiável. Essa confiança se devia ao peso econômico da Inglaterra, devido ao nível de internacionalização da sua economia e dos investimentosexternos que àquele país implementou. Além disso, a Inglaterra apresentava tarifas baixas, e controles de meios necessários ( transporte naval e ferroviários) para a circulação de mercadorias. Ainda, a importância política do país proporcionou a Inglaterra impor a primeira forma do SFI.
Os bancos centrais de certos países, ao invés de fazerem reservas somente em ouro, aceitavam reservas em moedasestrangeiras, e neste aspecto predominava a aceitação da Libra Esterlina. Os países que adotaram este padrão monetário foram: Alemanha, Japão, Grá-Bretanha, França, Holanda, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Suécia, Bélgica, Suiça, Itália, Áustria, Rússia, Austrália, Chile, Portugal, África do Sul e Egito. Os EUA adotaram em 1879 após o fim da Guerra Civil Norte Americana.

Bretton Woods
Bretton Woodsfoi o nome dado a um acordo de 1944 no qual estiveram presentes 45 países aliados, uma conferência para discutir rumos econômicos que o mundo deveria encarar nos próximos anos, e criar a estabilidade financeira no pós guerra.

reger a política económica mundial. Foi nesta reunião que firmaram os acordos que definiriam o dólar norte americano como moeda-padrão do SFI ou moeda internacional dereferência.
Objetivo: Cosntruir um novo padrão financeiro internacional; evitar outra depressão; crescimento econômico, taxa de câmbio estável,
Nesta conferência foram criados dois órgão: o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento, o Banco Mundial (BIRD) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
BIRD= Financiava projetos que melhoravam a infra-estrutura e viabilizavam o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema financeiro nacional e internacional
  • SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL
  • Sistema Financeiro Nacional e Internacional
  • Sistema Financeiro Nacional e Internacional
  • O padrao ouro internacional e a grande depressao
  • Mercado financeiro e sistema financeiro nacional
  • HISTÓRIA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
  • O sistema financeiro Nacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!