Sistema Esquel Tico 001

2373 palavras 10 páginas
CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA - CETEC
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA INTRODUÇÃO À ANATOMIA

SISTEMA ESQUELÉTICO

JACOBINA BAHIA
2015

SISTEMA ESQUELÉTICO

CONCEITOS E FUNÇÕES

O Corpo humano possui dois sistemas responsáveis pela locomoção: o sistema esquelético, que dá sustentação, o sistema muscular, que realiza os movimentos. O Sistema esquelético humano consiste na função de suporte e sustentação é executada pelos mais diversos tipos de ossos que constituem nosso esqueleto; já a movimentação é função característica do sistema muscular formado por cerca de 650 músculos.

Além da sustentação o esqueleto é responsável pela proteção dos órgãos internos do organismo humano como o encéfalo e o coração protegidos pelo crânio e pela caixa torácica. Os ossos também realizam as funções de produção de glóbulos sanguíneos e acúmulo de reservas funcionando, igualmente como reservatório de sais de cálcio e fósforo, necessário do nosso organismo.

em um conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos que se interligam para formar o arcabouço do corpo e que por sua vez são órgãos esbranquiçados, rijos, com uma forma especializada de tecido conjuntivo.

O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens. muito duros, que unidos em um mesmo corpo, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).

desempenhar várias funções e

, tais como: proteção (para órgãos como o coração, pulmões e sistema nervoso central); sustentação e conformação do corpo; local de armazenamento de cálcio e fósforo (durante a gravidez a calcificação fetal se faz, em grande parte, pela reabsorção destes elementos armazenados no organismo materno); sistema de alavancas que movimentadas pelos músculos permitem os deslocamentos do corpo, no todo ou em parte e, finalmente, local de produção de

Relacionados

  • LivroConama
    458074 palavras | 1833 páginas
  • LivroConama
    458074 palavras | 1833 páginas