sistema endulátorio

679 palavras 3 páginas
O Sistema Endócrino controla e coordena muitas funções vitais do organismo por meio da produção e secreção de hormônios na corrente sanguínea. Essa ação de controle é semelhante ao sistema nervoso, porém com efeitos mais lentos e duradouros.
Uma importante glândula do sistema Hormonal é a Hipófise da qual falarei um pouco hoje, confira um resumo sobre sua morfologia e fisiologia, além das doenças que podem ser desencadeadas pelo mau funcionamento dela.

Resumo do Sistema Hormonal – Anatomia e Fisiologia da Glândula Hipófise
Anatomia da Hipófise ou Glândula Pituitária
A Hipófise está localizada na base do cérebro em uma depressão óssea chamada de “sela túrcica”, e envolvida pela dura-máter, exceto onde está ligada ao assoalho do diencéfalo pelo infundíbulo. Macroscopicamente a glândula é dividida em lobos anterior (Adeno-hipófise) e posterior (Neuro-hipófise) que secretam hormônios que dependem do controle do Hipotálamo cujos hormônios penetram na parte glandular através do chamado sistema porta-hipofisário (que une fisiológica e anatomicamente o hipotálamo e a hipófise).
Adenoipófise pode ser dividida em Pars Distalis, parte distal da adenohipófise responsável pela secreção de ACTH, TSH, FSH, LH, ICSH, GH, PRL; e em Pars Tuberalis, parte próxima a haste hipofisária sem função hormonogênica.
Neuroipófise dividida em Pars Nervosa que corresponde a maior parte da neurohipófise e é responsável pelo armazenamento e liberação de ADH e OCITOCINA, e em Pars Intermedia (inexistente nas aves) que produz o MSH.
Fisiologia da Hipófise
Hormônios e suas Funções, Doenças Relacionadas
Hormônios produzidos no Hipotálamo, armazenados e secretados pela Neurohipófise:
* Ocitocina que promove contrações uterinas e ejeção do leite durante a amamentação. Além disso, sua deficiência leva a pessoa a ficar introvertida, menos emotiva, mais intelectual, com poucos contatos sociais e mais isolada.
* ADH (Vasopressina ou antidiurético) que provoca a vasoconstrição (elevando a

Relacionados