sistema endocrido

771 palavras 4 páginas
SISTEMA ENDÓCRINO
Dá-se o nome de sistema endócrino ao conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo.

Alguns dos principais órgãos produtores de hormônios
Alguns dos principais órgãos produtores de hormônios são a hipófise, o hipotálamo, a tireóide, as paratireóides, as supra-renais, o pâncreas e a pineal. Esta ultima ainda em discussão entre estudiosos.

Hipófise ou pituitária
Situada na base do cérebro, região superior ao palato (céu da boca), apresenta tamanho bem reduzido (com dimensões de uma ervilha), a hipófise possui duas porções bem distintas: a neuro-hipófise, formando o lóbulo posterior da hipófise (um agregado de neurônios partindo de uma extensão do hipotálamo); e a adenohipófise, constituindo o lóbulo anterior (estruturada por células do tecido epitelial).

Além de exercerem efeitos sobre órgãos não-endócrinos, alguns hormônios, produzidos pela hipófise são denominados trópicos (ou tróficos) porque atuam sobre outras glândulas endócrinas, comandando a secreção de outros hormônios. São eles:
Tireotrópicos: atuam sobre a glândula endócrina tireóide.
Adrenocorticotrópicos: atuam sobre o córtex da glândula endócrina adrenal (supra-renal)
Gonadotrópicos: atuam sobre as gônadas masculinas e femininas.
Somatotrófico: atua no crescimento.

Hipotálamo
O hipotálamo constitui a parte inferior das paredes laterais e a base do terceiro ventrículo, é limitado anteriormente pelo quiasma óptico e dorsalmente pelo sulco hipotalâmico e pelo tálamo, constituindo, a cápsula interna, os núcleos subtalâmicos e o pedúnculo da base, os limites laterais. Na sua superfície inferior, o hipotálamo é contínuo com o infundíbulo (haste

Relacionados