Sistema endócrino

Páginas: 6 (1426 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
Sistema Endócrino

Glândulas: Hormônios Produzidos e suas Funções

Ciclo Menstrual

Todas as funções e atividades do nosso corpo são coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino (hormonal). O sistema endócrino é composto de várias glândulas que se situam em diferentes pontos do nosso corpo. Glândulas são estruturas que produzem substâncias que tem determinadafunção no nosso corpo.

AS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS E AS SUAS FUNÇÕES:

Hipotálamo

Localiza-se na base do encéfalo, sob uma região encefálica denominada tálamo. A função endócrina do hipotálamo está a cargo das células neurossecretoras, que são neurônios especializados na produção e na liberação de hormônios.

Hipófise (ou glândula Pituitária)

A hipófise é dividida em três partes, denominadaslobos anterior, posterior e intermédio, esse último pouco desenvolvido no homem. O lobo anterior (maior) é designado adeno-hipófise e o lobo posterior, neuro-hipófise.

Hormônios produzidos no lobo anterior da hipófise

• Samatotrofina (GH) - Hormônio do crescimento.

• Hormônio tireotrófico (TSH) - Estimula a glândula tireóide.

• Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) - Agesobre o córtex das glândulas supra-renais.

• Hormônio folículo-estimulante (FSH) - Age sobre a maturação dos folículos ovarianos e dos espermatozóides.

• Hormônio luteinizante (LH) - Estimulante das células intersticiais do ovário e do testículo; provoca a ovulação e formação do corpo amarelo.

• Hormônio lactogênico (LTH) ou prolactina - Interfere no desenvolvimento das mamas, namulher e na produção de leite.

• Os hormônios designados pelas siglas FSH e LH podem ser reunidos sob a designação geral de gonadotrofinas.

Hormônios produzidos pelo lobo posterior da hipófise

• Oxitocina - Age particularmente na musculatura lisa da parede do útero, facilitando, assim, a expulsão do feto e da placenta.

• Hormônio antidiurético (ADH) ou vasopressina -Constitui-se em um mecanismo importante para a regulação do equilíbrio hídrico do organismo.

Tireoide

Localiza-se no pescoço, estando apoiada sobre as cartilagens da laringe e da traquéia. Seus dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), aumentam a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia nas células do corpo, elevando a taxa metabólica e a geração de calor.Estimulam ainda a produção de RNA e a síntese de proteínas, estando relacionados ao crescimento, maturação e desenvolvimento. A calcitonina, outro hormônio secretado pela tireóide, participa do controle da concentração sangüínea de cálcio, inibindo a remoção do cálcio dos ossos e a saída dele para o plasma sangüíneo, estimulando sua incorporação pelos ossos.

Paratireóides

São pequenasglândulas, geralmente em número de quatro, localizadas na região posterior da tireóide. Secretam o paratormônio, que estimula a remoção de cálcio da matriz óssea (o qual passa para o plasma sangüíneo), a absorção de cálcio dos alimentos pelo intestino e a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais, aumentando a concentração de cálcio no sangue.

Supra-Renais ou Adrenais

Em cada glândula supra-renal háduas partes distintas; o córtex e a medula. Cada parte tem função diferente.

Os vários hormônios produzidos pelo córtex : as corticosteronas, controlam o metabolismo do sódio e do potássio e o aproveitamento dos açúcares, lipídios, sais e águas, entre outras funções.

A medula produz adrenalina (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina). Esses hormônios são importantes na ativação dosmecanismos de defesa do organismo diante de condições de emergência, tais como emoções fortes, "stress", choque entre outros. Ou seja, preparam o organismo para a fuga ou luta.

Pâncreas

O pâncreas produz dois hormônios importantes na regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon.

A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema endocrino
  • Sistema endocrino
  • Sistema Endócrino
  • Sistema endocrino
  • Sistema endocrino
  • Sistema endócrino
  • Sistema endócrino
  • sistema endócrino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!