Sistema endócrino

Páginas: 7 (1552 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014
Sistema endócrino
Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.
Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso,2 formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistemaendócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tireoide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo.

CONTROLE DASFUNÇÕES DO CORPO


Os sistemas nervoso e endócrino são responsáveis pela coordenação e integração do nosso organismo.
O modo de controle utilizado por ambos os sistemas é diferente e a velocidade de comunicação entre as diversas partes do corpo também. O sistema nervoso estabelece essa comunicação por meio de uma rede de nervos. Quando o impulso nervoso é enviado pelos nervos,chega ao destino e desencadeia uma ação com duração de milésimos de segundo. É uma comunicação rápida e direcionada a uma parte específica do corpo, músculo ou glândula como as salivares, por exemplo.
O sistema endócrino, por sua vez não usa nervos nem impulsos nervosos. Esse sistema utiliza a corrente sanguínea como meio de transporte para substâncias específicas: os hormônios.
Os hormôniossão mensageiros químicos produzidos e secretados por células em quantidades mínimas e se espalham por todo o corpo, chegando a todas as células por meio do sangue. Desencadeiam, porém, as reações desejadas apenas nas células sensíveis a eles.
A comunicação por meio de hormônios é um pouco mais demorada que por impulsos nervosos. De fato, os efeitos de um hormônio levam segundos ou minutos paraserem desencadeados.
Apesar de mais demorada, essa comunicação pode atingir grande quantidade e variedade de células, não apenas as células de músculos ou de glândulas.
O sistema endócrino é constituído de glândulas endócrinas que secretam os hormônios. Existem nove glândulas endócrinas no corpo humano, porém hormônios também são secretados por alguns tecidos que não são partes de glândulas.O HIPOTÁLAMO E HIPÓFISE



Localizado nas profundezas do cérebro, o hipotálamo tem várias funções, dentre as quais:
- Regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas,
- Secretar neuro hormônios, atuando no controle do sistema endócrino, regulando a secreção hormonal da hipófise, que influencia funções tão diversas como o metabolismo, areprodução, as respostas aos estímulos agressivos e a produção de urina.
- Controlar a temperatura corporal, a fome, sede, e os ciclos circadianos,
- Tem papel importante na homeostase corporal,
- É o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual, como sensações de prazer sexual, sentir-se relaxado e “bem” após uma refeição, a raiva e o medo.


O hipotálamo estimula aglândula hipófise a liberar os hormônios gonadotróficos (FSH e LH), que atuam sobre as gônadas, estimulando a liberação de hormônios gonadais na corrente sanguínea. Na mulher a glândula-alvo do hormônio gonadotrófico é o ovário; no homem, são os testículos. Os hormônios gonadais são detectados pela pituitária e pelo hipotálamo, inibindo a liberação de mais hormônio pituitário, por feed-back.
Como ahipófise secreta hormônios que controlam outras glândulas e está subordinada, por sua vez, ao sistema nervoso, pode-se dizer que o sistema endócrino é subordinado ao nervoso e que o hipotálamo é o mediador entre esses dois sistemas.

O hipotálamo também produz outros fatores de liberação que atuam sobre a adeno-hipófise, estimulando ou inibindo suas secreções. Produz também os hormônios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema endocrino
  • Sistema endocrino
  • Sistema Endócrino
  • Sistema endocrino
  • Sistema endocrino
  • Sistema endócrino
  • Sistema endócrino
  • sistema endócrino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!