Sistema El Tico

Páginas: 6 (1358 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Iluminação Pública

INTRODUÇÃO
Desde a descoberta da eletricidade até os dias de hoje, ainda não foi possível transmitir a energia elétrica pelo ar, ao menos não de forma economicamente viável. Desse modo, há a necessidade de encaminhar a energia gerada nas usinas, sejam elas térmicas, hidráulicas, termo-nucleares, eólicas, solares, etc., até os centros urbanos - onde, em sua maioria,a energia elétrica será consumida. É, portanto, a partir desse ponto que surge a necessidade de construção das redes de energia elétrica – do contrário, não haveria como a energia gerada chegar ao seu destino final.
Ao sair das usinas e seus geradores, a eletricidade é transportada através de cabos aéreos, sendo revestidos por camadas isolantes e fixados em grandes (e altas) torres demetal. Chamamos a todo esse conjunto de cabos e torres, portanto, de rede de transmissão de energia elétrica. As Transmissoras de energia costumam administrar as Linhas de Transmissão com as maiores voltagens; contudo, há também redes de menor voltagem dentro das próprias distribuidoras de energia elétrica, isso para permitir que as distribuidoras possam levar a energia de voltagens menores e maisseguras aos clientes de sua área de concessão.
Outros elementos importantes das redes de transmissão são os isolantes de vidro ou porcelana, circundam e sustentam os cabos, impedindo descargas elétricas durante o trajeto e, com isso, prevenindo acidentes e minimizando custos de perdas/ manutenção.
Além das linhas de transmissão propriamente ditas, as redes de transmissão deenergia elétrica também são compostas por subestações de transformação, dotadas de transformadores e equipamentos de proteção e controle. A seguir, descreveremos esses componentes em maiores detalhes.

DESENVOLVIMENTO
As linhas de transmissão são basicamente constituídas por fios condutores metálicos suspensos em torres, também metálicas, por meio de isoladores cerâmicos ou de outrosmateriais altamente isolantes. Como os sistemas de potência são trifásicos, geralmente existem três conjuntos de cabos de cada lado das torres, acompanhados por um cabo mais alto, no topo, que é o cabo para-raios.
As subestações de transmissão são aquelas localizadas nas pontos de conexão com geradores, consumidores e empresas distribuidoras. Nos pontos de conexão com geradores, a função dassubestações é elevar o nível de tensão da energia elétrica gerada para centenas de milhares de Volts. Já nos pontos de conexão com consumidores ou distribuidoras, a função das subestações de transmissão é rebaixar os níveis de tensão para dezenas de milhares de Volts.
A elevação da tensão reduz a corrente elétrica que circula nas linhas de transmissão, reduzindo assim, consideravelmente,as perdas elétricas inerentes ao transporte da energia. Dentro da subestação de transmissão, o equipamento responsável tanto pela elevação como pela redução da tensão elétrica é chamado de transformador.
Além do transformador, a subestação de transmissão conta com equipamentos de seccionamento (chaves) para manobras de manutenção e de situações de contingência, além de disjuntores eequipamentos de medição e proteção do sistema, como medidores de tensão, corrente e para-raios.

Fonte: http://www.abradee.com.br/setor-eletrico/redes-de-energia-eletrica

O sistema de distribuição de energia é aquela rede de energia elétrica que se confunde com a própria topografia das cidades, ramificado ao longo de ruas e avenidas para conectar fisicamente o sistema de transmissão que sãomajoritariamente os consumidores residenciais. Assim como ocorre com o sistema de transmissão, a rede de energia elétrica de distribuição é também composta por fios condutores, transformadores e equipamentos diversos de medição, controle e proteção das redes elétricas. Todavia, de forma bastante distinta do sistema de transmissão, o de distribuição é muito mais extenso e ramificado, pois deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • El sistema
  • el sistema
  • SISTEMA EL TRICO Tradu O
  • Trabalho De Sistemas El Tricos
  • SISTEMA ESQUEL TICO E ARTICULAR
  • A LITERATURA COMO SISTEMA INTERSEMI TICO
  • SISTEMA LINF TICO
  • SISTEMA ESQUEL TICO APENDICULAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!