sistema educacional

Páginas: 6 (1310 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
O Brasil posue sérios problemas educacionais, como herança do anigo sistema escrevocrata e senhorial, recebemos uma situação depndente inalterável na economia mundial, instituições políticas fndadas na dominação patrimonialistas e concepções de liderança que convertiam a educação a educação sistemática em símbolo socail dos previlegios e do poder dos membros e das camadas dominantes.
Osproblemas educacionais brasileiros, visto de uma perspectiva macrossociologica, apresenta-se em grande parte como produtos de nossa incapacidade de ajustar as instituições educacionais as diferentes funções psicoculturais socioeconômicas que elas devem preencher e de criar um sistema educacional suficientemente diferenciado e plástico para corresponder ordenadamnente, a varedade, ao volume e ao rápidoincremento das necessidade escolares do pais como um todo.
O próprio sistema educacional é formado por constituições “deficiente s de ensino” e que requerem alterações onerosas e complexas. Mas na realidade sóconta com meios de intervenção que acabam sendo insuficientes para que possa haver uma mudança significativa e efetiva. Sendo esse o dilema educacional brasileiro, o papel do cientistasocial é sercrítico e principalmente, ser militante. Deve encarar a educação como um objeto de pesquisa e de análise crítica e também como um campo de intervenção prática.

e acordo com a legislação vigente, compete aos municípios atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil e aos Estados e o Distrito federal, no ensino fundamental e médio. Além disso, cabe ao governo federalorganizar o sistema de educação superior.

A educação superior abrange os cursos de graduação nas diferentes áreas profissionais, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processos seletivos. Também faz parte desse nível de ensino a pós-graduação, que compreende programas de mestrado e doutorado e cursos de especialização.
EnsinoSuperior
O ensino médio é obrigatório para aqueles que pretendem prosseguir com os estudos universitários. Além disso, os estudantes devem passar por um processo seletivo para o seu curso específico de estudo. Desde 2009, os estudantes podem utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em algumas universidades do país.

O número de candidatos por vaga nasuniversidades pode ser superior a 30 ou 40 para os cursos mais procurados nas instituições públicas. Em alguns cursos com pequeno número de vagas disponíveis, este número pode ser tão alto quanto 200.

O sistema federal de ensino superior compreende as instituições federais de educação superior e as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada.

As universidades gozam deautonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O ensino superior no Brasil é oferecido por universidades, centros universitários, faculdades, institutos superiores e centros de educação tecnológica. O cidadão pode optar por três tipos de graduação: bacharelado, licenciatura eformação tecnológica. Os cursos de pós-graduação são divididos entre lato sensu (especializações e MBAs) e strictu sensu (mestrados e doutorados).

Além da forma presencial, em que o aluno deve ter frequência em pelo menos 75% das aulas e avaliações, ainda é possível formar-se por ensino a distância (EAD). Nessa modalidade, o aluno recebe livros, apostilas e conta com a ajuda da internet. Apresença do aluno não é necessária dentro da sala de aula. Existem também cursos semipresenciais, com aulas em sala e também à distância.

Quem planeja e coordena a Política Nacional de Educação Superior é a Secretaria de Educação Superior (Sesu), órgão do Ministério da Educação (MEC). Ela também responde pela manutenção, supervisão e desenvolvimento das instituições públicas federais de ensino...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema educacional
  • Sistema educacional
  • Sistema educacional
  • Sistema educacional
  • Sistemas educacionais
  • sistema educacional
  • Sistema educacional
  • Sistema Educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!