sistema economico de angola

Páginas: 6 (1449 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O ciclo menstrual é um processo fisiológico que ocorre de modo cíclico em todas as mulheres férteis. A primeira menstruação da vida da mulher chama-se menarca, e a última, menopausa.
Esta é uma versão mais completa do texto PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR. Aqui iremos focar  mais o ciclo menstrual, explicando com detalhes as interações hormonais que levam a ovulação. Este texto é mais propício atrabalhos escolares e para estudantes de áreas biológicas. O outro texto é voltado para pessoas procurando informações sobre o período fértil. Sugiro, de qualquer modo, a leitura de ambos, pois são complementares.
O ciclo menstrual
O ciclo menstrual inicia-se no primeiro da menstruação, dura em média 28 dias e termina no primeiro dia da menstruação seguinte. Algumas mulheres têm períodos maiscurtos de até 21 dias enquanto outras possuem períodos mais longos, indo até 35 dias. Mulheres adolescente com menarca recente podem ter ciclos de até 45 dias, uma vez que seu sistema reprodutor ainda está amadurecendo. O mesmo prolongamento pode ocorrer com mulheres próximas da menopausa, quando já começa a haver sinais de falência dos ovários.

Os órgãos reprodutores das mulheres consistem em 2ovários, 2 trompas, um útero e a vagina.
O ciclo menstrual é dividido igualmente em 2 fases: fase folicular e fase lútea. Para facilitar o entendimento, vamos considerar o ciclo normal aquele com 28 dias, sendo 14 dias de fase folicular e 14 dias de fase lútea.
Este processo é complexo e envolve o controle de vários hormônios, mas vou tentar explicá-lo de modo bem simples para que todos possamcompreender os mecanismos básicos do ciclo menstrual
1.) Fase folicular
A fase folicular começa no primeiro dia da menstruação, ou seja, no primeiro dia do ciclo. No início desta fase, os hormônios estrogênio e progesterona estão baixos e o útero está menstruando, apesentando uma parede (endométrio) bem fina. O ovário nesta fase está em repouso.
Neste momento, a glândula pituitária (hipófise),que se localiza no sistema nervoso central, começa a aumentar a produção de um hormônio chamado hormônio folículo estimulante (FSH), que como o próprio nome diz, estimula os folículos do ovário.
Abro aqui um rápido parênteses. Ao contrário dos homens que produzem seus espermatozóides continuamente, as mulheres nascem com um número contado de óvulos. São cerca de 450.000 e eles ficam estocados nosovários, na forma imatura, dentro dos folículos ovarianos.
Na presença do FSH, os folículos começam a se desenvolver, crescendo e amadurecendo. Sete dias após o início do ciclo, é possível detectar na ultrassonografia do ovário vários folículos medindo entre 9 e 10 milímetros.
Estes folículos, agora, começam a produzir estrogênio. Conforme os níveis de estrogênio vão crescendo, um dos folículosse torna dominante, se desenvolvendo mais rápido que os outros, que na verdade, param de crescer e começam a involuir. O folículo dominante cresce cerca de 2 milímetros por dia até o tamanho final de 20 a 26 mm, quando completa seu desenvolvimento. Este folículo dominante é quem vai liberar o óvulo no momento da ovulação.
Além do desenvolvimento do folículo dominante, o estrogênio também agesobre o útero, preparando-o para uma eventual gravidez. A membrana da parede do útero, chamada de endométrio, começa a se proliferar, adquirindo camadas, tornando-se, assim, mais espessa.
2.) Fase Lútea
O pico de estrogênio ocorre 1 dia antes da ovulação. No momento de concentração máxima do estrogênio, outro hormônio da hipófise é liberado, o hormônio luteinizante (LH). Estamos agora exatamente nomeio do ciclo, 14º dia em casos de ciclos menstruais de 28 dias.

Ciclo ovulatório – Variação dos hormônios
O pico de estrogênio e surgimento do LH, fazem com que a mulher comece a produzir um muco viscoso, chamado de muco fértil, que favorece a mobilidade dos espermatozoides.
A liberação do LH completa o processo de maturação do folículo dominante, e aproximadamente 36 horas após a sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O sistema economico em angola
  • o desenvolvimento e crescimento economico em angola
  • Crescimento Economico de Angola
  • desenvolvimento econômico sustentável em Angola
  • o ranking economico da angola
  • o desenvolvimento e crescimento economico em angola
  • Sistema economico
  • Sistema economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!