Sistema distribuido

Páginas: 5 (1235 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Trabalho de Disciplina Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos

e suas aplicações

Claudio Vieira Rios

2009

Claudio Vieira Rios

Sistemas Distribuídos

e suas aplicações

Trabalho apresentado à disciplina Sistemas Distribuídos, do curso Pós Graduação de Redes de Computadores daPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito para a provação na disciplina.

Professor: Marco Aurélio de Souza Birchal

Belo Horizonte

2009

Resumo

Os sistemas distribuídos são amplamente utilizados em diferentes soluções e aplicações nos dias atuais, mas não há um sistema operacional distribuído, ou seja, ainda não se criou um sistema específico com tal finalidade, muitoembora exista estudos e algumas organizações importantes envolvidas neste processo. Este trabalho descreve o que é um sistema distribuído, quais os seus elementos, suas camadas e suas aplicações como também trás exemplos de implementação e o quais comparações foram feitas utilizando as características de um sistema distribuído para decisão de construção de software com determinada arquitetura.

Foiutilizado como metodologia a pesquisa bibliográfica para conceituação e base de argumentação para o estudo demonstrado neste trabalho.

Palavras-Chave:

Sistemas distribuídos, sistemas operacionais, comunicação entre processos.

CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO
1.1 Considerações Preliminares
A utilização de redes de computadores e conseqüentemente dos sistemas que nela há muda consideravelmente eas aplicações remotas estão incluídas neste contexto. A implantação e delineamento de projetos de sistemas distribuídos ainda não foi definida por uma RFC – Request For Comments, ou por um órgão normalizador qualquer em virtude, principalmente, das características que envolve essa tecnologia de processamento distribuído.

1.1.1 Situação atual
Vários produtores de softwares e hardware têm seesforçado no sentido de criar soluções que possam servir de base para criação de um padrão, por exemplo as aplicações seguintes: CORBA, Java RMI, Java Sockets.

Apesar da quantidade de material bibliográfico e de conhecimento por parte de pesquisadores, empresas e do meio acadêmico com os quais já seria possível a construção de sistemas distribuídos, veremos que esta solução não é tão simples e queexiste formas concorrentes ao desenvolvimento destes sistemas.

1.1.2 Metodologia de pesquisa
O estudo detalhado dessa categoria de sistema e sua aplicação é o tema central deste trabalho que visa o detalhamento, pesquisa atualizada das soluções hoje implementadas e embasamento teórico.

1.2 Motivações para a Realização do Trabalho
Por se tratar de um tema com pouca divulgação, tanto namídia convencional quanto no meio acadêmico e por ter seu contexto muitas vezes confundido com outros, como processamento distribuído, a escolha de se fazer estudo sobre aplicações dos sistemas distribuídos se deve a suprir tais necessidades tanto do autor quanto a criar material de cunho científico que possa auxiliar futuras pesquisas do meio acadêmico.

1.3 Objetivo
Obtenção de conhecimento doassunto e criação de conteúdo específico da área de tecnologia da informação sobre sistemas distribuídos.

1.4 Estrutura do Trabalho
No Capítulo 2 foi feito a revisão literária com um introdução sobre o tema deste trabalho que são os sistemas distribuídos, onde é detalhadamente feito estudo com base no autor Tanenbaum. É também neste capítulo citado as vantagens e desvantagens dos sistemasdistribuídos, as diferenças básicas entre ele e o sistema monoprocessador, descrito sobre as camadas do sistema, exemplicado o uso destes sistemas como uso de Sockets, SOR, RAID, os trabalhos relacionados e por fim a análise crítica.

No capítulo 3 é feito as conclusões finais do trabalho.

CAPÍTULO 2 – REVISÃO DA LITERATURA
2.1 Introdução e revisão literária
A junção e aplicação de dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas distribuídos
  • Sistemas distribuidos
  • Sistemas distribuidos
  • Sistemas distribuidos
  • Sistema Distribuido
  • Sistemas Distribuidos
  • Sistemas distribuídos
  • Sistemas Distribuidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!