Sistema Distribuido

Páginas: 11 (2615 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014






Fabiano de Sousa



Trabalho
Lista de exercícios 1






Trabalho de conclusão (4º período) do Curso de Graduação Tecnológica em Redes de Computadores, da Faculdade SENAC Rio.
Orientador: Vilk

RIO DE JANEIRO
2013
QUESTÕES
1. Explique qual o significado de transparência em sistemas distribuídos. Dê exemplos de diferentes tipos de transparência.Exemplifique possíveis erros de aplicações que podem ser explicados por uma transparência imperfeita.
Na transparência o SOD é capaz de se apresenta a usuários e aplicações como se fosse apenas um único sistema de computador.
A mais importante meta de transparência é ocultar o fato de que seus processos e recursos estão fisicamente distribuídos por vários computadores.
Exemplos de transparência:Transparência de localização: as aplicações que acessam os arquivos do SAD não devem estar cientes da localização física deles.
Concorrência- dois usuários independentes, em que cada um pode ter armazenado seus arquivos no mesmo servidor de arquivos ou acessar a mesma tabela em um banco de dados.
De acesso – oculta diferenças na representação de dados e no modo de acesso a um recurso.Migração – oculta que um recurso pode ser movido para outro ligar enquanto em uso.
Falha – o usuário não pode perceber que um recurso deixou de funcionar.


2. Justifique a dificuldade para mascarar falhas ou recuperação de falhas em sistemas distribuídos.
O mascaramento oculta completamente uma falha ou converte para um tipo de falha mais aceitável. Ex. checksum
As falhas em hardware é o desgastefísico e em sw são bugs causados por erros humanos.
A dificuldade está na incapacidade de distinguir entre um recurso morto e um recurso insuportavelmente lento.
Ex.: Quando contatamos um servidor Web ocupado, a certa altura o tempo do browser se esgotará e ele avisará que a pagina Web não está disponível. Neste ponto, o usuário não pode concluir se, na verdade, o servido está avariado.3. Apresente razões para que o administrador não implemente o grau máximo possível de transparência, em um determinado sistema distribuído.
Um alto grau de transparência pode gerar uma perda no desempenho e não aceitação dos usuários.
Embora, a transparência da distribuição seja geralmente, preferida por alguns sistemas, há algumas situações em que a tentativa de ocultar todos os aspectos dadistribuição para o usuário, pode não ser uma boa ideia. Ex.: quando necessitamos garantir que varias copias, localizadas em diferentes locais, necessitam ser coerentes/iguais entre si o tempo todo. Ou seja, se uma copia for alterada, a alteração será propagada para todas as outras cópias antes de ser permitida qualquer outra alteração.
A transparência distribuída é um objetivo agradável aoprojetar e implementar um SOD mas não deve se considerar junto com outras questões como o desempenho.

4. O que é um sistema distribuído aberto e quais os seus benefícios.
O SOD aberto torna independente da heterogeneidade do ambiente subjacente em termos de hardware, plataformas e linguagens. Tem diferentes níveis de confiança para código móvel, fornece parâmetros ajustáveis de QoS para cada streame oferece diferentes algoritmos de encriptação.

5. Descreva o que é escalabilidade de um sistema distribuído, cite exemplos, incluindo possíveis erros que podem ocorrer por uma má escalabilidade.

A escalabilidade se define em;
Escalável quanto ao tamanho – onde se pode acrescentar mais recursos e usuários ao sistema. A medida que o recurso cresce o custo aumenta.
Escalável geograficamente– onde usuários e recursos podem estar distantes uns dos outros.
Escalável administrativamente – onde o sistema pode ser fácil de gerenciar, mesmo abrangendo organizações administrativas diferentes.
Pontos negativos: com o crescimento do sistema a quantidade e distribuição dos recursos devem aumentar, causando redução do desempenho.
Se um determinado recurso for muito requisitado, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas distribuídos
  • Sistemas distribuidos
  • Sistemas distribuidos
  • Sistemas distribuidos
  • Sistema distribuido
  • Sistema Distribuido
  • Sistemas Distribuidos
  • Sistemas distribuídos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!