Sistema Digestorio

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2014
9. Estômago
O estomago esta cituado no quadrante superoresquedor do lado abdominal,logo abaixo do diafragma,mais precisamente entre o esofago e o duodeno. Apresenta uma parte cardiaca, um fundo , um corpo e uma parte pilórica; duas curvaturas, a maior e a menos; duas paredes, a anterior e a posterior; e duas aberturas, a cardiaca e a pilórica (COLICIGNO, 2008).
O estômago é um orgão bastantedistensível, apresentando uma capacidade de armazenar aproximadamente de 1 a 2 ou mais, e não apresenta forma estável. Quando vazio, assemelha-se comumente a letra "J" (COLICIGNO, 2008).

10. Intestino Delgado
No intestino delgado processam-se a digestão e a absorção. Dogestão é a decomposição enzimatica dos alimentos em porções absorviveis - os carboidratos em monosacarides, as proteinas emaminoacidos e as gorduras em acido graxos e glicerina. O intestino delgado segue-se ao estomago, tem de 6 a 7 metros de comprimento e diminui gadualmente de diametro, desde o seu começo até a terminação, de acordo com o estado de contração da camada muscular longitudinal (COLICIGNO, 2008).
O intestino delgado consiste em três partes:
Duodeno
Jejuno
íleo
11. Intestino Grosso
Ointestinogrosso contém restos não digeriveis que são decompostos por massas bacterianas ( fermenação, putrefação). A função principale do intestino grosso é a reabsorção vital da agua e sais que atingem o intestino com os sucos digestivos.O intestino grosso tem de 1,5 a 1,8 metos de comprimento (COLICIGNO, 2008).
12. Canal Anal
O canal anal é anatomicamente definido como a parte do intestino que se estende daface superior do diafragma pelvino até o ânus (anus). Apresenta cerca de 3 cm de comprimento e estende-se em direção interior e posterior desde a flexura perineal. O esfincter externo do ânus circunda a parte do canal anal localizada no trigono anal, abaixo do diafragma pelvino. Este musculo encontra-se mínimo durante o sono, aumenta quando a pressão intra-abdominal esta aumenta e diminui oesforço para defecar. Pode-se contrair voluntariamente este musculo.(COLICIGNO, 2008).
13. Caracteristicas do Intestino Grosso
São caracteristicas do interino grosso: (1) as tênias (taeniae), que apresentam cerca de 1 cm de largura, têm poosição variavel e estam bem delimitadas no ceco e no colo ascendente; (2) os apêndices epiloico ( appendices epiploicae) são pequenos apendices de gordura dasubserosa em forma de cauda; e (3) os haustros ( haustra) caracterizam-se por saculações e têm mobilidade consideravel, especialmente o colo transverso e o sigmoide, exercendo a função de transporte ( elevação do bolo fecal) e evacuação de fezes. Estas funções necessitam de mobilidade, absorção de água e secreção de muco (COLICIGNO, 2008).
14. Fígado
O fígado ( hepar), um enorme orgão glanudular, é amaior glândula do corpo, represetando certa de 2% do peso corporal e, adultos e 5% em lactentes. Na maioria das pessoas vivas o fígado é um orgão castanho-avermelhado e macio. É uma importante glândula exócrina, cuja secreção é denominada bile. A maior parte dos produtos das celulas hepaticas é descarregada diretamente na corrente sanguinea, sendo estes produtos amiúde considerados como a suasecreção endócrina (COLICIGNO, 2008).
O fígado aprenseta duas superficies:
Superficie ou face diafragmatica
Superficie visceral
O fígado é circundado por uma capsula de tecido conjuntivo denso ( cápsula de Glisson), que confere a ele uma forma definida no cadaver (COLICIGNO, 2008).
Funcionalmente o fígado e dividido em lobos:
Lodo direito
Lobo caudado
Lobo quadrado
Lobo esquedo
Cada lobopossui seu próprio suprimento arterial e drenagens venos e biliar (COLICIGNO, 2008).
15. Pancreas
O pancreas é uma glândula mole, alongada, lobulada, de colaboção rosa-acinzentada, cm 12 a 15 cm de comprimento, estendendo-se quase transversalmente na perede abdominal posterior, atrás do estômago, desde o duodendo ate o baço (COLICIGNO, 2008).
Os orgãos que estão em íntima relação topográfica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • SISTEMA DIGESTÓRIO
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • Sistema digestorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!