Sistema digestivo

Páginas: 6 (1360 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
Questões:

1 – Conceitue e descreve sobre homeostasia.

R – É o equilíbrio do funcionamento dos organismos, é uma tendência que todos os corpos têm, dentro de determinados limites em manter o meio interno constante. É quando o corpo, o tempo todo, tenta manter o equilíbrio no meio interno, o funcionamento dinâmico para que todos os sistemas funcionem adequadamente, toda vez que o nossoorganismo sai desse funcionamento é porque algo errado está acontecendo e o organismo já chegou ao seu limite, aí é quando ficamos doentes, a causa pode ser tanto interna, como o crescimento anormal de mortes celulares prematuras, ou doenças alto imunes, também fatores do meio externo como exposição a alguma substancia química, invasões por bactérias e vírus. Quando acontecem essas alterações oorganismo vai tentar gerar uma resposta que compense essas alterações, se for bem sucedida a saúde é restabelecida, quando falha, a doença se instala.
2 – Descreva sobre meio interno e meio externo dentro da fisiologia.

R – Embora nosso corpo esteja bastante adaptado para enfrentar um ambiente externo variável, as nossas células, de forma individual, são menos tolerantes as mudanças, dessa forma, onosso fluido extracelular é o que nós consideramos o meio interno e todas as vezes que as condições fora do corpo (meio externo) mudar, as mudanças vão refletir diretamente no meio extracelular e consequentemente as nossas células. Embora a maior parte deste fluido esteja dentro das células e seja chamado de fluido intracelular, cerca de um terço se encontra nos espaços fora das células e é chamadode fluido extracelular, é considerado o meio interno do corpo.
3 - Descreva sobre o processo compensatório (feedback positivo e negativo) fisiológico.

R – Quando ocorre a mudança de uma variável, os sistemas podem reagir seguindo dois tipos de feedback, o negativo, que é a reação pela qual o sistema reage de modo a reverter a mudança para manter instáveis as variáveis permitindo assim acorreta manutenção da homeostase, como por exemplo, quando a concentração corporal de dióxido de carbono aumenta, os pulmões são estimulados a aumentar sua atividade e expelir mais dióxido de carbono. Já o feedback positivo tem efeito desestabilizador porque não contribui para a homeostase, ele acontece de forma contraria em comparação ao negativo, leva ao desequilíbrio da funcionalidade orgânica,acontece quando o estimulo e a resposta se dá na mesma direção, como por exemplo, uma pessoa com muita sede tomar água quente e salgada quando o organismo pede o contrario, essa água não será bem aceita pelo organismo causando inúmeros problemas, o feedback positivo não leva a estabilidade, e sim a instabilidade, e geralmente a morte, porém, existem alguns casos onde o feedback positivo é útil, como empartos, em coagulação sanguínea, entre outros poucos.
4 – Elabore e descreva a homeostase de todos os sistemas do nosso organismo.
R – Sistema nervoso – o sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino capacitam o organismo a perceber as variações do meio interno e externo, a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido oequilíbrio interno do corpo (homeostase). São os sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais. No sistema nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurônios e as células da glia (ou da neuroglia). Os neurônios são as células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio interno e externo, possibilitando ao organismo a execução de respostasadequadas para a manutenção da homeostase. Para exercerem tais funções contam com duas propriedades fundamentais: a irritabilidade (também denominada excitabilidade ou responsividade) e a condutibilidade. A irritabilidade é a capacidade que permite a uma célula responder a estímulos. Condutibilidade é um impulso nervoso, é uma resposta emitida pelos neurônios que se assemelha a uma corrente elétrica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Digestivo
  • Sistema Digestivo
  • O Sistema Digestivo
  • Sistema digestivo
  • Sistema digestivo
  • sistema digestivo
  • Sistema Digestivo
  • sistema digestivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!