Sistema Digestório

Páginas: 5 (1089 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Tubo Digestório

O tubo digestório (antes conhecido por tubo digestivo) divide-se em: alto, médio e baixo:

Tubo digestório alto: boca, faringe e esôfago.
Tubo digestório médio: estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).
Tubo digestório baixo: intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva signóide e o reto).
Órgãos anexos: glândulas salivares,dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
Tubo Digestório Alto

Formado pela boca, faringe e esôfago.

Boca

A boca é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo. Corresponde a uma cavidade forrada por uma mucosa, onde os alimentos são umidificados pela saliva, produzida pelas glândulas salivares.

Com isso, durante a mastigação os alimentos passam primeiro pelo processo dadigestão mecânica, pela ação dos dentes e da língua e, posteriormente, pela atividade enzimática da ptialina. Sendo assim, na rápida passagem dos alimentos pela boca, a ptialina (amilase salivar) começa a atuar sobre o amido encontrado na batata, farinha de trigo, arroz, transformando-o em moléculas menores de maltose.

Para saber mais: Saliva

Faringe

A faringe é um tubo músculo membranoso,que se comunica com a boca, através do istmo da garganta e na outra extremidade com o esôfago. Dessa maneira, para chegar ao esôfago, o alimento, depois de mastigado, percorre toda a faringe, que é um canal comum, tanto para o sistema respiratório quanto para a faringe.

No processo de deglutição, o palato mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento para dentro da faringe, que secontrai voluntariamente e leva o alimento para o esôfago. Nesse momento a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe, impedindo a penetração do alimento nas vias respiratórias.

Esôfago

O esôfago é um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autônomo. Assim, por meio de ondas de contrações, o conduto musculoso vai espremendo os alimentos e levando-os em direção ao estômago.Tubo Digestório Médio

Formado pelo estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).

Estômago

O estômago é um grande bolsa que se localiza no abdômen, responsável exclusivamente pela digestão das proteínas. A entrada do estômago recebe o nome de cárdia, porque fica muito próxima ao coração, separada dele somente pelo diafragma. O estômago possui uma pequena curvatura superior euma grande curvatura inferior: a parte mais dilatada recebe o nome de "região fúndica", enquanto a parte final do estômago, uma região estreita, recebe o nome de "piloro".

O simples movimento de mastigação dos alimentos, já ativa a produção do ácido clorídrico no estômago contudo somente com a presença do alimento, de natureza proteica, que se inicia a produção do suco gástrico: uma soluçãoaquosa, composta de água, sais, enzimas e ácido clorídrico.

Não obstante, a pepsina é a enzima mais potente do suco gástrico sendo regulada pela ação de um hormônio, a gastrina, produzida no próprio estômago, no momento que moléculas de proteínas dos alimentos entram em contato com a parede do órgão. Assim, a pepsina quebra as moléculas grandes de proteína e as transforma em moléculas menores,chamadas proteoses e peptonas.

Importante notar que a mucosa gástrica é recoberta por uma camada de muco, que a protege de agressões do suco gástrico, considerado bastante corrosivo. A partir disso, quando ocorre um desequilíbrio na proteção, resulta na inflamação da mucosa (gastrite) ou também no surgimento de feridas (úlcera gástrica).

Por fim, a digestão gástrica dura, em média de duas aquatro horas. Nesse processo o estômago sofre contrações que forçam o alimento contra o piloro, que se abre e fecha, permitindo que, em pequenas porções, o quimo (massa branca e espumosa), chegue ao intestino delgado.

Intestino Delgado

O intestino delgado é revestido por uma mucosa enrugada (que apresenta inúmeras projeções) e está localizado entre o estômago e o intestino grosso. Ele tem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • SISTEMA DIGESTÓRIO
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • Sistema digestorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!