Sistema Digestório

Páginas: 9 (2101 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Os organismos vivos necessitam da energia que é gerada pela ingestão de alimentos, para que possam manter as atividades do organismo em bom funcionamento e captar os nutrientes necessários para construir novos tecidos e fazer manutenção dos tecidos danificados. Muitos dos alimentos ingeridos pelo animal precisam ser tornados solúveis e sofrer modificações químicas para que sejam absorvidos eassimilados, sendo esta a descrição de digestão. Este trabalho tem como objetivo descrever o Sistema Digestório, mostrando seus componentes e suas respectivas funções, como também sua importância para o funcionamento adequado do nosso organismo.
O humano é constituído por um longo tubo musculoso, onde encontrasse órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresentando as seguintes regiões:boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Também apresentando anexos ao sistema existem os órgãos: glândulas salivares, pâncreas, fígado, vesícula biliar, dentes e língua. Entretanto a parede do tubo digestivo, do esôfago ao intestino, é formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia. A boca é a porta de entrada dos alimentos e a primeira partedo processo digestivo. Ao ingerir alimentos, estes chegam à boca, onde serão mastigados pelos dentes e movimentados pela língua. A Faringe é um tubo que conduz os alimentos até o esôfago. No Esôfago continua o trabalho da Faringe, transportando os alimentos até o estômago, devido aos seus movimentos de contrações involuntárias. Segue para o estômago, que é um órgão mais musculoso do canalalimentar, onde continua as contrações, misturando aos alimentos uma solução denominada suco gástrico, realizando a digestão dos alimentos protéicos. Este suco gástrico é um líquido claro, transparente e de bastante acidez produzido pelo estômago. O Intestino delgado é o responsável pela quebra e absorção dos alimentos. No intestino grosso é onde ocorre a reabsorção de água, absorção de eletrólitos(sódio e potássio) decomposição e fermentação dos restos alimentares, e formação e acúmulo das fezes. A última e menor parte do intestino grosso é o reto, responsável por acumular as fezes, até que o ânus as libere, finalizando o processo da digestão durante todo esse processo.
A cavidade da boca tem início no orifício interlabial e termina, posteriormente, no nível dos arcos palatosglossos, quecorresponde ao limite anterior das fauces. Divide-se em vestíbulo da boca e cavidade própria da boca. O vestíbulo da boca é um espaço limitado por um lado pelos lábios e bochechas e por outro pelas gengivas e dentes, constituindo o restante a cavidade própria da boca. Quando os dentes superiores e inferiores estão em contato, o vestíbulo da boca é um espaço restrito, tornando-se real com o movimento doslábios e das bochechas. Os lábios são estruturas constituídas pela pele, músculo e mucosa com faces cutânea e mucosa. As faces da mucosa de ambos os lábios apresentam o Frênulo do lábio superior e o Frênulo do lábio inferior. De cada lado, os lábios unem-se para formar a comissura dos lábios. O mecanismo de fechamento dos lábios é representado pelas fibras circulares ou semicirculares do músculoorbicular da boca, auxiliado pelo músculo mentual; o teto da cavidade da boca está constituído pelo Palato que tem a função de separa a cavidade nasal da cavidade bucal e identificamos o Palato duro(está envolvido na articulação de consoantes e atua com a língua na espremedura de alimentos como ponto de apoio), anterior, ósseo e o Palato mole(ajuda na fonação, pois podem modificar o timbre defonema é flexível e, durante a deglutição, separa a parte nasal da faringe da via digestória, posicionando-se junto a parede posterior da faringe), posterior muscular. Do palato mole projeta-se uma saliência cônica, mediana, a Úvula palatina (composta por musculatura estriada esquelética sua função é de avisar que algo sólido está passando pela garganta e é hora de fechar as vias respiratórias para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • SISTEMA DIGESTÓRIO
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • Sistema digestorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!