Sistema digestório - órgãos anexos

Páginas: 15 (3638 palavras) Publicado: 8 de junho de 2013
Glândulas Salivares
As glândulas salivares fazem parte do grupo dos órgãos anexos ao tubo degestório, exercem papel fundamental no mecanismo da digestão, produzindo enzimas que atuam diretamente sobre o bolo alimentar, desempenhando função significativa em relação à saúde como um todo.
As glândulas salivares exercem várias funções muito importantes para o ser humano, mas também fatoresdesfavoráveis, é o que acorre quando a glândula se altera, causando doenças.
O grande desenvolvimento do conhecimento e do tratamento das doenças das glândulas salivares se deu a partir da descoberta e do uso de microscópios e aparelhos de raios X. A partir daí, foi possível o completo conhecimento anatômico, fisiológico e patológico dessas estruturas do corpo humano com anatomia e comportamentos ímpares.1 - Semiologia das glândulas salivares
1.1 - Saliva
Uma das características da mucosa é estar constantemente em contato com líquido, pois não suporta falta de umidade. A função principal das glândulas salivares é a produção de saliva um líquido que umidifica a mucosa bucal e que apresenta uma complexa mistura de substâncias orgânicas e inorgânicas.
A saliva humana protege os tecidos bucaispor meio de enzimas e globulinas (lgA) e mantém o pH, tornando o meio bucal adequado para a troca de íons e moléculas, além de garantir lubrificação ideal para os tecidos bucais.
A produção diária, na espécie humana, de saliva no indivíduo normal varia de 600 ml a 2 litros. A secreção salivar se acumula na cavidade bucal até a criança aprender a degluti-la, por volta dos 6 meses de vida, acriança baba muito, pois a saliva é de essencial importância na proteção do corpo.
O fluxo salivar é de grande importância, pois além de útil em múltiplos aspectos, também impede a contaminação do complexo acinar, pois os micro-organismos não conseguem percorrer o ducto principal pelo volume do fluxo contrário da correnteza.
As alterações da saliva podem estar relacionadas a vários fatores, como:fisiológicos, estímulos sensoriais, estímulos químicos, associados a doenças, medicamentos e associada ao tratamento odontológico.
O aumento da secreção salivar é intenso nos primeiros anos de vida, principalmente no período de erupção dos dentes. Com o decorrer do tempo, o fluxo salivar torna-se menos intenso, e a partir dos sete anos, aproximadamente, a secreção salivar mantém o volume semelhanteao do adulto. Já na diminuição salivar ocorre naturalmente com o envelhecimento, tornando a saliva mais viscosa e densa e com componente aquoso mais rarefeito.
A lembrança de um alimento apetitoso ou mesmo seu odor característico podem estimula o fluxo salivar, e também o contato na mucosa bucal com cítricos, como limão, estimula a secreção salivar. São esses e outros fatores que aumentam oudiminuem a secreção salivar.
1.2 - Glândulas salivares menores
As áreas que albergam maior quantidade de glândulas salivares menores são a mucosa do lábio inferior e o palato mole, muito mais do que em qualquer outra região da boca. Embora a porção mais anterior do palato duro não seja área rica em glândulas salivares menores, existem ilhas de tecido glandular na região. Na língua, ocorre umaparticularidade com as glândulas salivares menores, em termos funcionais – há glândulas mucosas nas proximidades das papilas caliciformes e na região anterior da língua (glândulas linguais anteriores de Blandin-Nuhn), e a base da língua é povoada por glândulas salivares menores de natureza eminentemente serosa.
As glândulas salivares menores não apresentam ducto excretor visível macroscopicamente.Apresentam cápsula de tecido conjuntivo, que lhes localizam-se imediatamente abaixo da superfície da mucosa oral e imediatamente acima do plano da camada muscular.

1.3 - Glândulas Salivares Maiores
- Parótidas
Em numero par, seu peso varia entre 14 e 28 gramas. Localizadas na face lateral da cabeça, na região pré-auricular, imediatamente à frente do conduto auditivo, que é, com a borda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orgãos anexos do sistema digestorio (histologia)
  • Orgaãos anexos sistema digestorio
  • Órgãos do Sistema Digestório
  • Anexos do sistema digestório
  • Histologia dos sistemas digestório, respiratório, urinário e órgãos linfóides
  • orgãos anexos
  • órgãos anexos
  • Sistema Digestorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!