SISTEMA DIFGESTIVO

763 palavras 4 páginas
O Sistema Digestivo: é formado pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas e tem como função retirar dos alimentos ingeridos os nutriente necessários para o desenvolvimento e a manutenção do organismo.

Onde ocorre a digestão ?
O primeiro passo deste complexo ocorre na boca ,onde o alimento é triturado pelos dentes na mastigação e umedecido pela saliva . Nesta região se inicia a digestão, do alimento ,processo que se continua no estômago e termina no intestino delgado ,onde o alimento é transformado em seus componentes básicas ,que são assim absorvidos .no intestino grosso há absolvição de água ,e consequentemente as fezes tornam-se semi-sólidas.

O que é digestão ?
É o conjunto de reações químicas por meio das substancias complexas macro moleculares são transformadas em outras mais simples,de moléculas menores.

O tubo digestivo é formado por:
Boca
Faringe
Esôfago
Estômago
Intestino delgado
Intestino grosso
Ânus

As glândulas anexas são formadas por:
Glândulas salivais
Pâncreas
Fígado
Partes do tubo digestivo:A boca:É uma cavidade natural ,forrada por uma mucosa , que atua como porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo . É onde se localizam os dentes, a língua e desembocam as glândulas salivais.
Primeiras transformações:São as mecânicas e químicas,necessárias a digestão , a primeira ,pela ação dos dentes e da língua ,durante a mastigação ; Segunda pela atividade enzimática da ptialina (ou amilase salivar) enzima presente na saliva .
Glândulas salivares: Possuímos três tipos de glândulas salivares: as parótidas ,as submandibulares e as sublinguais .elas são responsáveis pela produção diárias de cerca de um litro e meio de saliva ,que, juntamente com a mastigação ,realiza a primeira etapa da digestão. Os alimentos que contém moléculas de amido (pães, massas, batatas, farinhas etc.),sob a ação da ptialina ,são quebrados em moléculas menores (maltose).

A língua:É um órgão musculoso revestido por um tecido de várias camadas a apresenta-se presa pela sua

Relacionados