Sistema didático interdisciplinar para o primeiro período do curso de ciências contábeis.

Páginas: 17 (4055 palavras) Publicado: 2 de abril de 2013
SISTEMA DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR PARA O PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

RESUMO
As instituições de ensino utilizam atualmente o método multidisciplinar que consiste no ensino de várias disciplinas de forma isolada, sem nenhuma relação e cooperação entre si.
Assim também são constituídas as grades curriculares, as ementas e os programas de disciplinas. Na maioria dasvezes professores e alunos não participam do processo, tornando-se mais difícil a integração das matérias.
A interdisciplinaridade é um dos temas, atualmente, em evidência. Surge como a idéia que nos possibilitará interagir conhecimentos, unindo disciplinas e influenciando diretamente na formação acadêmica e profissional do aluno.
Com base nestas considerações, nos perguntamos: Como trabalharas disciplinas de maneira que o aluno consiga interagir conhecimentos e se tornar um profissional hábil, capaz, contextualizado e competente?
O objetivo deste trabalho é apresentar um sistema interdisciplinar desenvolvido no mestrado em educação, que foi amplamente estudado, aplicado e mensurado, apresentando alguns resultados colhidos durante todo o processo, oferecendo condições para o leitorreflexionar sobre o tema que atualmente é muito discutido no meio acadêmico.







1. INTRODUÇÃO
Devido à experiência obtida no ensino superior de contabilidade ao longo de alguns anos, temos nos preocupado com a qualidade do ensino oferecido nas Faculdades e Universidades do país. O nível de informação oferecido, atualmente, fora dessas instituições é muito bom e extremamente veloz,forçando dirigentes, coordenadores e professores a se atualizarem na mesma velocidade.
Infelizmente existem profissionais da área educacional que ainda utilizam-se de técnicas ultrapassadas. Não tem claro o objetivo de seu trabalho, as estratégias e métodos mais adequados e principalmente trabalham isolados da realidade.
Algumas instituições também não atualizaram seus currículos de acordo com asexigências do mercado, fazendo com que os cursos ofertados por elas fiquem obsoletos, fora da realidade as tornando-se pouco competitivas.
O ensino da contabilidade se dá através de várias áreas do conhecimento. Áreas que fazem parte do curso porque têm importância significativa para o dia a dia do contador.
A interdisciplinaridade é fundamental porque um profissional da contabilidade deve estarpreparado para atuar com probidade e competência em diversas áreas da ciência, porque assim exige a profissão. Contudo nas Faculdades e Universidades as disciplinas são ensinadas de forma fragmentada, impossibilitando o conhecimento integral ao aluno.
As instituições e os professores devem priorizar e viabilizar estratégias empregadas no ensino aprendizagem que têm por objetivo preparar oprofissional hábil e competente exigido pelo mercado.
Estas reflexões nos levaram a estudar a interdisciplinaridade como forma de melhoria na formação do contador. Para tanto desenvolvemos um sistema que, segundo experiências realizadas na Universidade de Vila Velha-ES, gerou resultados satisfatórios que contribuirão para um profissional mais competente em nossa classe.



2. CONSIDERAÇÕES TEÓRICASSOBRE O ENFOQUE DE SISTEMAS.

O enfoque de sistemas é o método que possibilitou elaborar a proposta deste artigo. Para a sua construção foi necessário aprofundar nas concepções existentes sobre o que é um sistema.
Yourdon (1998, p. 13) descreve um sistema como “um conjunto organizado de doutrinas, idéias ou princípios, habitualmente previsto para explicar a organização ou o funcionamento deum conjunto sistemático”.
As doutrinas, idéias ou princípios que o sistema apresenta são as mais variadas possíveis. Um sistema pode ser de diferentes tipos: sistema político, sistema de navegação, sistema aéreo, sistema de contas a receber ou a pagar, sistema de contabilidade, etc. A organização e o funcionamento de cada um é diferente por que cada sistema tem características e formas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O curso de ciências contábeis na visão dos alunos do primeiro período
  • Trabalho Interdisciplinar Individual 4° Período Ciências Contabeis
  • Ciências Econômicas
  • Atps interdisciplinar
  • Interdisciplinar Unopar Ciências Contábeis
  • ciencias contabeis interdisciplinar
  • Trabalho interdisciplinar primeiro período pedagogia
  • 8° periodo ciencias contabeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!