SISTEMA DE TEMPO REAL PARA CAPTAR TEMPERATURA E LUMINOSIDADE UTILIZANDO UM MICROCONTROLADOR ARDUINO

649 palavras 3 páginas
SISTEMA DE TEMPO REAL PARA CAPTAR TEMPERATURA E LUMINOSIDADE UTILIZANDO UM MICROCONTROLADOR ARDUINO
21036529 – Marco Aurélio de Aguiar Santos (marco.santos.bsb@gmail.com) 21017050 - Antony Gonçalves Carvalho (antonygc91@gmail.com)
Resumo Este artigo tem por objetivo explicitar o funcionamento de um sistema de tempo real utilizando um sistema operacional de tempo real (RTOS). O sistema fará uso de 2 (dois) sensores, 2 (dois) atuadores e um microcontrolador Arduino. A implementação do hardware foi simulada utilizando o software Protheus. Por meio de duas threads e um semáforo o sistema fará a alternância entre os processos. Demonstrar-se-á também que o sistema é escalonável por meio do cálculo de escalonabilidade no cheddar. Além disso, por meio da apresentação das características do software e do hardware, se provará que o sistema realmente possui as características que o tornam um sistema de tempo real.
Palavras-chave: Artigo Científico. Sistema de tempo real. Escalonabilidade de processos.

Introdução Sistemas de tempo real são bastante utilizados em aplicações onde o tempo é um fator crítico. Sistemas em que de certa forma busca-se garantir que as tarefas serão executadas num determinado tempo e no momento certo. São inúmeras as aplicações, desde sistemas mais complexos (como o controle de uma aeronave) até sistemas mais simples. O projeto desenvolvido tem por objetivo analisar e verificar o funcionamento de sistema de tempo real sobre a arquitetura Arduino. Ao final deve-se ter uma ideia de como são geridos os processos que estão executando em paralelo no microcontrolador, a importância do controle dos mesmos e as implicações que pode ter um sistema de tempo real mal projeto ou mal implementado.

Relacionados