Sistema de resfriamento do computador

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
DISCIPLINA INFORMÁTICA

SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO
CELULA PELTIER
HEATSINK
HEAT PIPE
CELULA BLADE


ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................01
2. SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO.....................................................................02
3. CELULAPELTIER...........................................................................................03
4. HEATSINK.......................................................................................................04
5. HEATPIPE.......................................................................................................05
6. CÉLULABLADE.............................................................................................06
7. CONSIDERAÇOES FINAIS.............................................................................07
8. REFERÊNCIAS...............................................................................................08

INTRODUÇÃO

Neste estudo iremos falar sobre o sistema de refrigeração do computador. Quais são seus componentes, como é formado, qual a sua real importância para obom funcionamento do micro. Também falaremos do servidor blade, que é uma forma que o homem encontrou, por sinal muito interessante de economizar espaço.

SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

Mais conhecidos como “coolers de água”. São indispensáveis em computadores em que a temperatura do processador é elevada. São conhecidos por este nome, por que utilizam a água como elemento principal pararefrigeração. São bastante recomendados para computadores de alto nível, em que a ventilação interna não é muito boa. Além de que a redução do ruído diminui bastante por não possuir uma ventoinha o tempo todo funcionando.
Uma das maiores vantagens deste sistema é aumentar a vida útil do computador, visto que consegue resfriar o processador de uma forma bem mais rápida, aumentando a eficiência na execução dastarefas.
Vários componentes compõem o sistema. O primeiro é a bomba integrada. Fica estalada em cima do processador. Serve para puxar e empurrar o fluido que refrigera a CPU. Depois, logo abaixo o dissipador, um pedaço de metal que tem a função de puxar o calor do processador. Este calor se espalha até a temperatura atingir um ponto de equilíbrio. Logo após, o dissipador manda este liquido atravésde tubos para a bomba integrada, que empurra a solução com temperatura elevada para longe do processador. Uma mangueira guia o fluido até o radiador. O radiador resfria o fluido, que então volta para o processador.
Às vezes o radiador não consegue resfriar o fluido, pois varia muito ao seu tamanho e a temperatura do liquido; aí entra em cena a ventoinha, que fica acoplada ao radiador e ajuda apuxar o ar quente para fora do gabinete.
Isso é um ciclo que se repente continuamente.
Em algumas ocasiões o sistema de refrigeração a base de água não é suficiente. Neste caso, alguns fabricantes utilizam o nitrogênio líquido, uma solução capaz de atingir temperaturas negativas, que pode chegar a -100°C.

CÉLULA PELTIER

Conhecidas como pastilhas termoelétricas, são placas cerâmicas compequenos tubos. Operam como bombas de calor. Tem forma quadrada e alguns milímetros de espessura. Funciona movendo o calor de um lado a outro, onde será removido com um dissipador.
No CPU, são utilizados para resfriarem chips microprocessadores. Sua vantagem é a ausência de pecas móveis, barulho e vibração; possuem tamanho bastante reduzido, alta precisão e durabilidade.
A teoria peltier,descoberta em 1834, afirma que há um efeito aquecedor ou resfriador quando uma corrente elétrica passa através de dois condutores. A voltagem que é aplicada nos polos cria uma diferença de temperatura; nesta hora, o efeito peltier faz o calor mover de um lado a outro, ou seja, um lado torna quente e o outro frio.

HEATSINK

Em português, “dissipador de calor”. São usados com o objetivo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de Resfriamento do P-51
  • Sistema de resfriamento para moldes
  • Sistema de resfriamento evaporativo
  • Sistema de Computador
  • Sistemas de computadores
  • Projeto sistema de resfriamento e controle de temperatura
  • Etapas do refino de petróleo e sistema de resfriamento
  • Evolução dos computadores e sistemas operacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!