SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO D’ÁGUA EM LAVA JATO

Páginas: 10 (2279 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO – UNIJORGE
ARTUR FRANCISCO SACRAMENTO DO ESPÍRITO SANTO
DANIEL ABNER ARAÚJO SILVA
DIÊGO CUNHA FREITAS
LEONARDO NOGUEIRA DE MELO
PABLO HAYNE DOURADO MACEDO
RENATO CUNHA DE FREITAS
THIAGO DE OLIVEIRA GUEDES






SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO D’ÁGUA EM LAVA JATO







Salvador – BA
2013
ARTUR FRANCISCO SACRAMENTO DO ESPÍRITO SANTO
DANIELABNER ARAÚJO SILVA
DIÊGO CUNHA FREITAS
LEONARDO NOGUEIRA DE MELO
PABLO HAYNE DOURADO DE FREITAS
RENATO CUNHA DE FREITAS
THIAGO DE OLIVEIRA GUEDES







SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO D’ÁGUA EM LAVA JATO

Pré-projeto apresentado para o projeto integrador como requisito básico para a apresentação do mesmo no Curso de Engenharia Mecânica; sala 2009, primeiro semestre.
Orientador: MarcoAntonio Rocha Medeiros.




Salvador – BA
2013
SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 4
JUSTIFICATIVA 5
OBJETIVOS 6
1.1OBJETIVO GERAL 6
1.2OBJETIVO ESPECÍFICO 6
METODOLOGIA 7
1.3CRIAÇÃO DO TANQUE DE CAPITAÇÃO 7
1.4INSTALAÇÃO DO FILTRO 7
1.5TUBULAÇÕES 8
REFERENCIAL TEÓRICO 9
RESULTADOS ESPERADOS 11
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 12
REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO – TEMAE PROBLEMATIZAÇÃO

O consumo de água vem sendo um grande problema para a população global. Estima-se que são gastos grandes quantidades d’água, que podem ser reaproveitadas de diversas formas trazendo uma diminuição na quantia gasta mensalmente e também um incentivo para a preservação desse recurso importantíssimo. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a água pode se tornar ainda maisescassa nos próximos anos, se não houver a conscientização da economia da mesma. O consumo de água ainda é muito alto. Segundo dados do Programa Nacional das Nações Unidas (PNDU) a média de consumo no Brasil chega aos 185 litros por dia. O grande problema é que o desperdício de água no Brasil chega a 40%, segundo a Agência Nacional de Água (ANA).
Pensando nisso e levando em consideração que acriação do Dia Mundial da Água não é eficaz para a conscientização global, por meio de panfletos, cartazes e meios de comunicação. Então, entende-se que por outros meios, sendo esses ligados a ações de projetos de reaproveitamento e economia d’água, que podem se tornar populares por motivos de facilidade, integração e baixo custo, é a melhor opção para manter esse poderoso recurso em situação deabundância para gerações futuras.
Então, o nosso projeto é uma solução de reaproveitamento d’água em lava jatos, que apresentam um alto consumo de água diariamente e que pode ser resolvido por um sistema de reuso da mesma.

JUSTIFICATIVA

Não tem como negar que o lava jato foi e até hoje é um grande fator de desperdício de água. Sabemos que novas tecnologias vêm sendo mostradas, mas a grande parteda população continua usando o modo mais comum de lavagem de um carro. Isto porque, a lavagem a seco, por exemplo, é bastante nova no mercado e não conquistou boa parte dos consumidores. Além disso, o método de lavagem a seco não pode substituir totalmente o convencional.
Além do alto consumo d’água, cerca de 850 lava jatos ilegais estão em funcionamento somente em Salvador usando água domiciliaraumentando a média de consumo da população. Segundo o superintendente de abastecimento de água em Salvador e Região Metropolitana, José Moreira, são gastos 51 milhões de litros de água mensal em lava jatos que poderiam está abastecendo cerca de cinco mil famílias com cinco pessoas cada.
Então, a nossa proposta de solução é criar um projeto de capitação de água em lava jatos, que tente reduzir oimpacto desse desperdício através do reaproveitamento da mesma, que será armazenada e filtrada podendo ser reutilizada para diversos fins, até para lavar novamente outros carros.


OBJETIVOS

1.1 OBJETIVO GERAL
Dinamizar o consumo de água nos lava jatos através da separação dos resíduos e do reaproveitamento da água trazendo maior economia e contribuindo para a preservação do meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lava jato
  • Lava jato
  • Lava jato
  • Lava jato
  • Lava jato
  • LAVA-JATO
  • lava jato
  • lava jato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!