Sistema de potência

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
ANÁLISE DO DESEQUILÍBRIO DE CARGA SOBRE A ESTABILIDADE TRANSITÓRIA DE GERADORES SÍNCRONOS A PARTIR DO TEMPO CRÍTICO DE ABERTURA Rogério Meneghetti Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE,PR Objetivos
A estabilidade do sistema de energia elétrica é importante para os consumidores, sendo necessário que os geradores síncronos do sistema operem de forma segura e confiável. Neste trabalhofoi estudada a estabilidade transitória de geradores síncronos com desequilíbrio de carga entre fases, característicos da geração distribuída, pelo critério do tempo crítico de abertura. Para o casoespecífico estudado, o TCA pode ser especificado através de uma relação analítica [3], onde “M” é a quantidade de movimento angular: (1)

Resultados
Verificou-se que o TCA é de 0.229 segundos parao sistema-exemplo com carga equilibrada entre suas fases, e que, com desequilíbrios de até 25% o TCA não se altera. Para o maior caso de desequilíbrio testado, 60%, o TCA aumentou 3,5%.

Métodos
Ostestes foram desenvolvidos sobre o equivalente de Thevenin de um sistema de distribuição do estado de São Paulo [1], implementado no aplicativo Alternative Transient Program (ATP). O tempo crítico deabertura (TCA), definido neste trabalho como o máximo tempo que o sistema pode ser submetido a um curto-circuito trifásico sem apresentar aumento incontrolável do ângulo do rotor do gerador síncrono,foi fundamentado a partir do critério de áreas iguais (CAI). O CAI pode ser interpretado graficamente pelas curvas potência-ângulo da Figura 1, onde δ0 e δm são os valores mínimo e máximo do ângulode potência, respectivamente, e δcrit o maior ângulo de eliminação da falta que garante a estabilidade. O sistema será estável se existir área A2 igual ou maior à A1 [2].

Conclusões
A principalconstatação é que o TCA, neste caso específico, aumenta com o desequilíbrio entre fases, o que sugere que o sistema pode aumentar sua capacidade de suportar uma perturbação quando submetido a um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de Potência
  • Sistemas de Potencia
  • Sistemas de Potência
  • Sistemas de potência
  • Sistemas de Potência
  • Sistemas de potência
  • CHINA
  • Análise de sistemas de potência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!