Sistema de numerção hexadecimal

1805 palavras 8 páginas
Sistema de numeração Hexadecimal
O sistema hexadecimal é um sistema de numeração posicional que representa os números em base 16, portanto empregando 16 símbolos.
Está vinculado à informática, pois os computadores costumam utilizar o byte ou octeto como unidade básica da memória; e, devido a um byte representar valores possíveis, e isto poder representar-se como , o que, segundo o teorema geral da numeração posicional, equivale ao número em base 16 , dois dígitos hexadecimais correspondem exactamente —permitem representar a mesma linha de inteiros— a um byte.
Isto fala muito útil para a visualização de vertidos de memória já que permite saber de jeito singelo o valor de cada byte da memória.
Ele é muito utilizado para representar números binários de uma forma mais compacta, pois é muito fácil converter binários pra hexadecimal e vice-versa. Dessa forma, esse sistema é bastante utilizado em aplicações de computadores e microprocessadores (programação, impressão e displays).
Devido ao sistema decimal geralmente usado para a numeração apenas dispor de dez símbolos, deve-se incluir seis letras adicionais para completar o sistema. O conjunto de símbolos fica, portanto, assim: Contagem em Hexadecimal
Assim como nos outros sistemas numéricos, após o uso de todos os dígitos hexadecimais, se inicia a repetição com a adição de outro dígito: (...) 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 1A, 1B, 1C, 1D, 1E, 1F, 20, 21, 22... Pode parecer pouca a diferença para os números decimais, porem esses 6 dígitos a mais fazem muita diferença. Por exemplo, com dois dígitos, em decimal, é possível fazer 100 combinações diferentes. Em hexadecimal, esse número sobe para 256.
Adição Hexadecimal
É possível realizar adições diretamente com números hexadecimais. Basta lembrar que os dígitos 0-1 equivalem aos mesmos em decimal, e que os dígitos a-f equivalem aos decimais 10-15. Assim como na soma de decimais, devemos começar pela direita. 1- Realize a soma por colunas, e pense nos

Relacionados

  • Eletrônica Analógica e Eletrônica Digital
    1964 palavras | 8 páginas
  • 3362 126920823 Redes
    51095 palavras | 205 páginas