Sistema de monitoramento de tensão e corrente continua

Páginas: 10 (2386 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
Sistema de Monitoramento Remoto de Tensão e Corrente continua de Carros elétricos industriais
Cleomar Borges Cunha - cbcunhaaln@hotmail.com, Jorge Cássio B. Azevedo -barros.cassio@yahoo.com.br, Reinaldo Ferreira Paiva Júnior – paiva_rei@yahoo.com.br, Rodrigo Costa Rodrigues - rcrodrigues10@hotmail.com
Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica – IESAM Avenida Governador José Malcher, 1148 –Nazaré. CEP 66055-260, Belém, PA.
Fone/Fax: (91) 40055400 e-mail: max@prof.iesam-pa.edu.br

Resumo - Este trabalho aborda o uso da energia elétrica proveniente de fonte de corrente continua (baterias), que são utilizadas em equipamentos móveis, como carros elétricos que auxiliam o aumento da produtividade, viabilizando o processo industrial. Propõe ainda, a construção de um sistema demonitoramento de tensão e corrente contínua a fim de contribuir para redução de gastos desnecessários com energia elétrica e geração de resíduos para o meio ambiente.

Palavras chave: energia, sociedade, eficiência energética, qualidade, meio ambiente.

Abstract - This paper discusses the use of electricity from direct current source (batteries), which are used in mobile devices, such as electric carsthat help increase productivity, enabling the industrial process. It also proposes the construction of a system for monitoring voltage and current in order to contribute to reduction of unnecessary expenditures on electricity generation and waste to the environment.

Keywords: energy, society, energy efficiency, quality, environment.

1. INTRODUÇÃO

Observa-se que a energia elétrica, ao longoda história, sempre se destacou pela sua grande importância para o desenvolvimento da sociedade, tendo em vista o progresso econômico e a qualidade de produtos e serviços relacionados à energia elétrica. Por essa razão é de vital importância que as industrias utilizem, operem e mantenham a otimização e utilização deste recurso com o intuito de garantir a eficiência energética de seu processoevitando os desperdícios de energia .
No momento estaremos abordando o uso da energia elétrica proveniente de fonte de corrente continua (baterias), que são utilizadas em equipamentos móveis, como carros elétricos que auxiliam o aumento da produtividade, viabilizando o processo industrial.
É importante ressaltar que o setor industrial é um dos principais consumidores de energia elétrica, e que asatividades deste setor podem contribuir para o aumento de impactos socioambiental. Assim, através do monitoramento eficiente da tensão e corrente elétrica dos carros elétricos industriais é possível controlar o consumo de energia elétrica, reduzir a geração de resíduos químicos provenientes das baterias e gastos que afetam diretamente a economia da empresa.
Este assunto é de extrema importânciaquando pensamos em uma sociedade que deve se preocupar em evitar desperdícios de energia elétrica buscando formas alternativas de energia de modo a contribuir para a preservação do meio ambiente.

2. DESENVOLVIMENTO

O inventor do primeiro carro elétrico é incerto, o que existe são vários inventores ao quais foram dados os créditos. Existem relatos de que em 1828 um veículo de pequeno portetracionado por um motor elétrico foi projetado por Anyos Jedlik, também por volta de 1832, Robert Anderson inventou um carro elétrico movido a baterias de ferro-zinco. Já em 1835, um ferreiro chamado Thomas Davenport projetou uma locomotiva elétrica e foi o primeiro americano a construir um motor elétrico de corrente contínua (BELLIS, 2009).
Um dos principais problemas a ser superado na fabricaçãode veículos elétricos certamente é o meio de armazenamento de energia, seja pela sua curta vida útil quando comparada a durabilidade dos demais componentes, pelo custo elevado ou mesmo pela sua capacidade de carga relacionada ao seu tamanho e ao seu peso. Dentre as opções de armazenamento disponíveis no mercado a maior parte das tecnologias existentes está voltada ao armazenamento de pequenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monitoramento de Corrente, Tensão e Velocidade
  • Monitoramento de Tensão e Corrente CC
  • Sistemas de controle para motores de corrente contínua
  • Corrente contínua
  • Corrente contínua
  • corrente continua
  • corrente continua
  • Corrente continua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!