SISTEMA DE MANUTENÇÃO PREDITIVA PARA MOTORES ELÉTRICOS SENSORIADOS REMOTAMENTE VIA RÁDIO- FREQUÊNCIA

1756 palavras 8 páginas
SISTEMA DE MANUTENÇÃO PREDITIVA PARA MOTORES ELÉTRICOS SENSORIADOS REMOTAMENTE VIA RÁDIO- FREQUÊNCIA Andréa, G. de Oliveira. Conan, M.B, de Siqueira. Diego, Demétrio. Gisele, B, dos Anjos,Vanessa,V,Torres.
Laboratório de Sinais, Instituto de Estudo Superiores da Amazônia.
Av. José Malcher, 1148, Nazaré – CEP66240 -260 – PA-Belém
Endereço Eletrônico: WWW.iesam-pa.edu.br

ABSTRACT The purpose of the project? to build a system of maintenance? the prediction that collects data through? s PT100 sensor to monitor the variation? the temperature. Being? The monitor through? S of a PC, m? Machines or engines that are in? Areas of dif? Easy access by a transmitter and receiver via the RF antennas. We use a circuit board fenolite, a TWS-434 transmitter a PT100 sensor, a motor 220v, a serial port, and a receiver RWS-434.

Key Words maintenance  the predictive temperature, engine el? electrical, radio studio freq? o clock.

RESUMO A finalidade do projeto é de construir um sistema de manutenção preditiva que colete dados, através do sensor PT100, para monitorar a variação de temperatura. Serão monitorados através de um PC, máquinas ou motores que se encontram em áreas de difícil acesso, por um dispositivo transmissor e receptor via RF com antenas. Utilizaremos um circuito de placa fenolite, um transmissor TWS-434 um sensor PT100, um motor de 220 v, uma porta serial, e um receptor RWS-434.
Palavras - chave manutenção preditiva, temperatura, motores elétricos, rádio freqüência.
1 Introdução
Através dos tempos os seres humanos desenvolveram vários métodos de comunicação a distância, os primeiros métodos incluíram sinais de fumaça, pombos-correios e cartas transportadas por mensageiros. O início da Revolução Industrial exigiu procedimentos mais rápidos e eficientes para comunicação a longa distância. (Marcelo Sampaio de Alencar, 2001).
Em 1899, Heinrich Rudolph Hertz, físico alemão, demonstrou na prática a existência das ondas eletromagnéticas

Relacionados