Sistema de informação

Páginas: 14 (3362 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
AULA 1 - SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
O Sistema Financeiro Nacional é formado pelo conjunto de instituições dedicadas a promover a intermediação financeira entre os agentes econômicos, em um fluxo contínuo de recursos entre poupadores e utilizadores (tomadores de recursos para investir ou consumir) dentro do país. A estrutura do Sistema Financeiro Nacional – SFN é composta por dois subsistemas: o normativo e o de intermediação financeira e instituições auxiliares.
INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA E FORMAÇÃO DE POUPANÇA
POUPANÇA é definida de forma simplificada como sendo a parte que sobra da renda dos agentes econômicos, já descontadas as despesas de consumo.  Em outras outras palavras, a parte da RENDA que não é consumida e sobra é chamada de poupança. Esse é o conceito econômico de poupança.Tenha cuidado para não confundir com o produto Caderneta de Poupança.
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E FORMAS DE REMUNERAR SEUS SERVIÇOS
Em função de tanta variedade de produtos de captação, de aplicação e de serviços oferecidos, nada mais natural do que o cliente ficar satisfeito e reconhecer o valor da oferta bancária que recebe, pagando a devida remuneração pelos serviços recebidos..
Ainstituição financeira utiliza algumas formas de remunerar sua atividade:
TARIFAS - Remuneram a prestação dos serviços relacionados com o uso da conta-corrente. Nesse caso, a cobrança do Pacote de Tarifas é muito interessante para o cliente (que pode pagar menos no conjunto do que pagaria se utilizasse os mesmos serviços individualmente) e para o banco (que passa a ter uma receita certa).
COMISSÕES - Sãomuito utilizadas na prestação de serviços pela intermediação indireta como:  Taxas de Corretagem (pagas pelas seguradoras); Taxas de Administração (recebidas indiretamente).
SPREAD - Constitui-se na diferença entre as taxas praticadas na captação e aplicação de recursos (na intermediação indireta).
FLOAT - É o período transcorrido entre a liberação de recursos e sua utilização, tanto na captaçãoquanto na aplicação. Nesse período, os recursos são aplicados pelos bancos, que recebem remuneração por essa transação.
TRIBUTAÇÕES DOS PRODUTOS OFERECIDOS PELAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
As operações bancárias têm atualmente a incidência de 2 tributos:
1 ) Imposto de Renda - IR - Incide sobre todos os ganhos financeiros nas operações com alguns produtos de captação.  Costuma onerar os ganhosou rendimentos efetivamente recebidos, representados pela diferença positiva entre o valor aplicado pelos clientes e o valor atualizado na data do efetivo recolhimento, descontado o IOF quando este tiver incidência.

2) Imposto sobre Operações Financeiras - IOF.V - Cobrado nos empréstimos bancários e também nos ganhos de capital dos investimentos dos clientes em prazo menor do que 30 dias.  Acobrança do IOF visa a desestimular o resgate dos recursos por prazos muitos curtos, proporcionando uma melhor gestão dos recursos por parte das instituições financeiras.

* Bolsa de valores - Instituição civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo principal manter local adequado para a realização de compra e venda de ações.
* Principal objetivo da CVM - Fiscalizar a emissão, oregistro, a distribuição e a negociação de títulos emitidos pelas sociedades anônimas de capital aberto.

AULA 2 - INVESTIGANDO AS NECESSIDADES E DESEJOS DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS BANCÁRIOS
Imagine que você está prestando consultoria financeira para uma pessoa. Antes de mais nada, é importante que você se pergunte quem é essa pessoa. Esse cliente pode ter várias características pessoais, familiares,muitas necessidades e também desejos. Características pessoais como sexo, renda familiar, tamanho da família e idade, por exemplo, podem determinar a propensão ao consumo de produtos bancários.
CICLO DE VIDA DO CLIENTE BANCÁRIO - É o conjunto de características e necessidades em função da idade do cliente. Porém, as faixas etárias não são determinantes. Elas apenas identificam o comportamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de informação e tecnologia da informação
  • Segurança na Informação
  • TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • Sistema de informação,suporte e informação
  • Sistemas de informação e tecnologia da informação
  • Sistema de informação
  • Sistemas de informação
  • Sistema de informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!