SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA O SETOR DE RECURSOS HUMANOS

Páginas: 27 (6701 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2013

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 2º Semestre

Aline Mesquita
Kevin Thomazini
Pedro Henrique
Ulisses da Silva


SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA O SETOR DE RECURSOS HUMANOS


Sistemas de Informação
Prof. Me. José Walmir G. Duque


São José dos Campos, 2013
Sumário




1. Introdução
Com o crescimento da informatização, uma quantidade enorme dedados é gerada por uma companhia. Enquanto dados não permitem significados mais amplos (são detalhes), através do processamento, tratamento e combinação de dados a informação é obtida com significado mais amplo e definido. As informações das organizações não são somente utilizadas para fins de controle, mas se bem aplicadas se transformação em um grande diferencial competitivo no mercado de hoje. Epara auxiliar nessas atividades, cada vez mais, as empresas estão utilizando de Sistemas de Informação.
Um Sistema de Informação (SI) é um inter-relacionamento de componentes planejado para colher, processar, armazenar e disseminar informação, de modo a permitir a tomada de decisões dos usuários. Os componentes podem ser de hardware, software, recursos de dados, pessoas e redes decomunicações. O conceito de SI está relacionado com a tecnologia da informação. Ele envolve a presença do computador ou rede de microcomputadores, alem de programas específicos para processar dados e informações. 
Para um Sistema de Informações de Recursos Humanos é necessário analisar e avaliar a organização e suas respectivas necessidades de informação. Um sistema de informação deve identificar e envolvertoda a rede de fluxos de informação para ser projetado para cada grupo de decisões. A ênfase deve ser colocada na necessidade de informações e não no uso da informação, como convencionalmente se faz.
O RH começou a se tornar uma área importante da empresa a partir do começo do século 20, através de um movimento onde pesquisadores passaram a indagar sobre os efeitos de um bom ambiente de trabalho,uma série de relações humanas bem sucedidas e desenvolvidas e a motivação dos funcionários na produtividade da empresa. Passaram então a documentar maneiras de aumentar o valor do negócio através da organização e administração da força de trabalho. Suas funções, que eram anteriormente desenvolvidas por trabalhadores de outras áreas, passaram a acontecer através de um conjunto de funcionáriosdedicados a essa parte da companhia e por aí o RH passou a também focar em iniciativas estratégicas como compras de outras empresas, fusões, administração de talentos, planos de sucessão de cargo, relações de trabalho e diversidade e inclusão.
As informações da área de Recursos Humanos estão distribuídas em pequenas bases operacionais, por exemplo: Treinamento, Departamento Pessoal, Benefícios,Cargos e Salários, Segurança e Medicina. Nestas bases são alimentados diariamente dados relacionados a funcionários, desde a sua entrada na empresa até o seu desligamento. Assim a empresa possui um espelho completo da situação de seus funcionários.
A grande maioria das empresas não trabalha com as estas bases operacionais, ou seja, a empresa possui as informações, mas não consegue agrupá-las e/ourelaciona-las. Em muitos casos ainda algumas destas áreas nem são informatizadas, o que dificulta mais ainda esta interação. Algumas empresas até geram alguns dados, mas com um grande custo/tempo para a geração destas. Com esta falta de integração a área de RH é vista pela grande maioria como uma área de custo e não como uma área que possibilite a geração de informações de suma importância para aorganização.

Nosso trabalho visa o Departamento Pessoal da companhia e a analise e relacionamento de informações como: folha de pagamento, contratação e demissão de funcionários.
Para análise e completude do trabalho, chegou-se a conclusão de que o mesmo seria baseado em uma empresa fictícia de médio porte, criada somente para exemplificar o trabalho. Dentro do RH desta empresa estariam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema de informaçao e recursos humanos
  • Sistema de informação em recursos humanos
  • sistema da informação em recursos humanos
  • A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
  • recursos humanos no 3º setor
  • Projeto: setor de recursos humanos
  • Implantação do setor de recursos humanos
  • Planejamento do setor recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!