Sistema de informação de marketing

Páginas: 13 (3014 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
Objetivos, funções e estruturas dos Sistemas de Informações de Marketing

A Administração de empresas é sempre uma atividade desafiadora. Há que se produzir resultados em diversas dimensões, em ambientes restritivos e em condições concorrenciais, de modo geral, agravadas.

Essas dificuldades têm tornado a informação um dos mais preciosos insumos para o desempenho da atividade dosgestores.

Informações permitem um entendimento mais amplo e profundo do ambiente empresarial, permite a fixação de objetivos realísticos e a construção de estratégias mais robustas na disputa pelos espaços de mercado que o gestor quer conquistar para sua organização. Planos operacionais necessitam de informações para sua elaboração e implementação, além de serem monitorados durante todo operíodo de execução por informações de controle sobre dos recursos que utilizaram, dos resultados que produziram, dos tempos consumidos nas operações e dos desempenhos das pessoas envolvidas.

Entretanto, sua tarefa mais fundamental talvez decorra da natureza da própria gestão: o senso de futuro. Estratégias demandam tempo para suas implantações. O tamanho da empresa, seus elementosorganizacionais, o desenvolvimento de competências nas pessoas ou outras de caráter organizacional, a construção de plantas industriais e comerciais, a aquisição e a montagem de máquinas e equipamentos, a aprovação de projetos ou empreendimentos, tudo isso pressupõe um longo período de tempo. E o tempo se estenderá em função dos desdobramentos que a operação passará a requerer, solicitando negociações deparcerias, para não falar dos trâmites legais e das exigências burocráticas, tudo conspirará para que a empresa tenha, para suas decisões, um horizonte distante, situado em ambiente futuro, invariavelmente, de prazo longo.[i]

O esforço de decidir com os olhos no presente sobre um empreendimento que só vai se perfazer no futuro, impõe o risco de construirmos algo que já estará nascendodefasado, obsoleto, inadequado em relação ao ambiente em que vai viver e, portanto, destinado ao fracasso. Seria necessário, na verdade, que o ambiente futuro já estivesse exaustivamente analisado, compreendido, explicado para que, então, o empreendimento fosse concebido. Só assim, ao concluí-lo, ele estaria em condições de competir nesse novo cenário. As mudanças costumam transformar o mundo dosnegócios de forma, muitas vezes, abrupta e radical. As mudanças já foram mais lentas e menos extremadas, mas isso não parece ser mais verdade em um bom número de vezes. O administrador lançado a essas circunstâncias concluiu que para as varáveis que lhe fogem ao controle, não há outro remédio, senão, a previsão. Prever, e prever bem, é forma de reduzir incertezas futuras e de minimizar os erros que oadministrador irá cometer, pelo menos, fazendo-o acertar mais do que acertaria se não estivesse amparado em boa previsão ou mesmo, fazendo-o errar menos que seus concorrentes.

Existe à disposição de quantos tiverem interesse ou resolvam introduzir-se no instigante campo das prospecções sobre o futuro, um conjunto já substancial de métodos e de técnicas de previsão ou de predição.[ii] Todaselas requerem um grande esforço de análise do ambiente de negócios, ou ambiente de marketing[iii]. É sempre necessário identificar as variáveis que comparecem nos fenômenos de mudanças, conhecendo suas relações e, mais do que isso, entender as circunstâncias onde as relações se verificam. Esse procedimento auxilia a entender o conjunto das condições necessárias à ocorrência do fenômeno futuro.Poderiam, contudo, estar faltantes o conjunto das variáveis suficientes, com as quais a ocorrência se daria, sem solicitar a presença ou interveniência de qualquer outra. Mas é sempre prudente verificar se outros elementos poderiam ainda ser cogitados para completar as condições que tornariam necessária a ocorrência do fenômeno, no futuro. Por exemplo, a intensidade de uma variável que, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de Informação de Marketing
  • SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
  • Marketing
  • Sim
  • SIM Sistema de Informação de Marketing
  • Sim- sistema de informação de marketing
  • SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
  • Sistema de Informação de Marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!