sISTEMA DE INFO.e-commerce

1989 palavras 8 páginas
Gestão de Sistema da Informação

E-commerce (Comércio Eletrônico)

1. Definição

Definimos comércio eletrônico como qualquer transação comercial que envolva a cadeira de valor dos processos de negócio através de um ambiente eletrônico, por exemplo, a Internet.
Com a rápida evolução dos meios de comunicação e difusão da Internet, o comércio eletrônico conquistou espaço no ambiente empresarial.

O comércio eletrônico possui algumas características importantes:

Comunicação: a comunicação é realizada através da troca de informações à distância entre consumidores e fornecedores. Por ser acessada por qualquer usuário, a forma de comunicação necessita ser simples e de fácil entendimento.

Dados: o gerenciamento de informações no comércio eletrônico desempenha um papel importante no que diz respeito a criar e manter informações de diversos tipos de clientes através de bases de dados. Outro papel importante é o rastreamento das informações sobre os clientes à medida que vão navegando pelo site, com suporte de softwares específicos.

Segurança: uma das características mais importantes do comércio eletrônico é sem dúvida garantir a integração e a privacidade na troca de informações. Por ser um comércio a longa distância o consumidor precisa ter a garantia de que os seus dados não serão usados futuramente para outros fins ou por terceiros.
Além disso, competição global por mercado e trabalho, necessidades em tempo real, alterações na força de trabalho, orientação a clientes e inovação tecnológica são algumas outras características do comércio eletrônico que exigem como respostas rápidas foco e serviço a clientes, esforços de melhoria contínua e mudanças de processos de negócios.

2.Conceitos.

Podemos chassificar os negócios on-line em várias modalidades. As mais importantes são:
O Business-o-Business e o Business-to-Consumer. Ainda podemos destacar o e-Gov, ou seja, as iniciativas entre governo e os cidadãos aravés da

Relacionados