Sistema de gestão empresarial

Páginas: 5 (1189 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
CAMPUS DE PALMAS
CURSO ADMINISTRAÇÃO


SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL
EMPRESAS NA COMTEMPORANIEDADE: PROBLEMAS E DESAFIOS


Guilherme Sforsin

Palmas/TO
2012

Guilherme Sforsin


SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL
EMPRESAS NA COMTEMPORANIEDADE: PROBLEMAS E DESAFIOS

Trabalho apresentado no curso de Administração no Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo - IEPO comopré-requisito para obtenção de nota na disciplina de A.P.S
Orientado por: Luci (Coordenadora do Curso de Administração-IEPO Palmas TO.)

Palmas/TO
2012

1 INTRODUÇÃO

A informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa informação e necessário existir um conjunto de características para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores,como agilidade e confiabilidade. Entender como os Sistemas de Gestão Empresariais funcionam é fundamental para uma empresa colocar em prática aquilo que realmente precisa de um sistema.

2 DESENVOLVIMENTO

A ideia de sistematizar os controles de gestão empresariais (Sistemas de Gestão Empresarial – Enterprise Resource Planning ou ERP) surgiu logo com o inicio advento da computação na década de50, devido a tecnologia limitada da época somente instituições nacionais e governos podiam implantar tais sistemas.
No entanto temos que ressaltar que mesmo comparados aos sistemas de hoje estes sistemas ainda eram vantajosos, pois permitiam que cálculos que levariam meses feitos manualmente, passaram a serem processados em poucos dias.
Com a evolução da tecnologia por volta da década de 90 como surgimento do computador pessoal as grandes empresas tiveram mais acesso a estes recursos e começou então se deu inicio a disseminação mais acelerada desses recursos.
Já nas empresas pequenas existiam algumas limitações como de recursos e financeiras, com o desenvolvimento de sistemas mais eficientes e modernizando as tecnologias de banco de dados, quanto à limitação de fundo financeiro foicontornada, limitando o escopo do sistema e adequando as funcionalidades de maneira mais resumida e otimizada.
Do meio da década de 90 adiante alguns fatores contribuíram para o alastramento dos sistemas de gestão nas empresas tais como:
- Aumento das empresas que fornecem os sistemas
- Aumento da concorrência
- Alargamento do mercado
- Barateamento dos computadores
- Barateamento do acessoà internet

Com isso hoje em dia é empresa que não tem um sistema integrado de gestão empresarial esta com certeza em desvantagem no mercado, ter tal sistema já é o mesmo diferencial que há alguns anos atrás, é na verdade um pré-requisito para qualquer empresa que queira atuar de forma significativa e positiva no mercado.

Existem categorias e tipos distintos de sistemas de gestãoempresarial, geralmente eles estão integrados dentro de um mesmo sistema ERP, mais nada impede de que venham separados de acordo com as necessidades da empresa em questão.
Temos o Sistema de Gestão Patrimonial, que controla dados relativos ao patrimônio das empresas, esse sistema de gestão é responsável por manter um inventario sempre atualizado de todos e qualquer bem que pertença a empresa, armazenandoseu valor atual, sua descrição e localização física quando necessário gerencial também o patrimônio intelectual.
Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos, assim como o sistema de gestão patrimonial esse sistema também tem como objetivo gerenciar dados, mais esse com foco no acervo de documentos, imagens, descrição das imagens, arquivos de computadores e sua descrição.
Temos também o Sistema deControle de Estoque, com a função de gerar relatórios para a direção estratégica da empresa este sistema utilizado em grande parte em empresas de manufatura, tem como foco os dados relativos ao estoque de matérias primas e também de mercadorias já produzidas, sendo também armazenados históricos de produção e consumo de insumos.
Interagindo diretamente com os Sistemas de Controle de Estoque e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão empresarial e Sistema ERP
  • Sistemas para gestão empresarial
  • Sistemas integrados de gestão empresarial
  • Sistema integrado de gestão empresarial
  • Sistemas de gestão empresarial
  • Sistemas integrados de gestão empresarial
  • Sistema intregado de gestão empresarial
  • Sistema de Gestão Empresarial ERP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!