Sistema de Gestão Ambiental

Páginas: 9 (2182 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013




Tipos de Tratamento
Dos
Resíduos





Disciplina: Sistema de Gestão Ambiental











Introdução
Define-se tratamento como uma série de procedimentos destinados a reduzir a quantidade ou o potencial poluidor dos resíduos sólidos, seja impedindo o seu descarte em ambiente ou local inadequado, seja transformando-o em material inerte ou biologicamente estável.Existem várias formas de tratamento para todos os tipos de lixo (domiciliar, comercial, público, industrial, hospitalar, agrícola e entulho).
O trabalho a seguir irá abordar os tipos de tratamento dos resíduos tanto hospitalares quanto os comuns, sendo mostrados quatro tipos: a incineração (queima controlada do lixo), autoclavagem (tratamento térmico que consiste em manter o material contaminado auma temperatura elevada), o aterro sanitário (local de disposição do lixo com sistema de tratamento para o chorume e o gás metano) e a compostagem (processo natural de decomposição biológica de materiais orgânicos de origem animal e vegetal, pela ação de micro-organismos).

Incineração
Este processo visa a queima controlada do lixo em fornos projetados para transformar totalmente os resíduos emmaterial inerte, propiciando também uma redução de volume e peso. Do ponto de vista sanitário é excelente. A desvantagem fica por conta dos altos custos de instalação e operação, além dos riscos da poluição atmosférica, quando o equipamento não for adequadamente projetado e/ou operado.
É um processo de queima a alta temperatura (1.000ºC a 1.450ºC), devendo ocorrer em instalações bem projetadas ecorretamente operadas. Deve-se ter um “Sistema de Incineração”, no qual todo tipo de material residual (gases gerados, cinzas, escórias, lodo) deve sofrer tratamento adequado.
Entretanto, pode ser um procedimento a se empregar em hospitais e centros de saúde e na eliminação de outros resíduos especiais, desde que operados corretamente e que sejam construídos com tecnologia adequada, além delicenciados pelo órgão de controle ambiental.
Resíduos Passíveis de Incineração
Resíduos sólidos, pastosos, líquidos e gasosos resíduos orgânicos clorados e não-clorados (borra de tinta, agrodefensivos, borras oleosas, farmacêuticos, resíduos de laboratório, resinas, entre outros)
(Resíduos inorgânicos contaminados com óleo, água contaminada com solventes, entre outros).
Resíduos ambulatoriais(grupo B)
Solo contaminado.
Resíduos Não Passíveis de Incineração
Radioativos
Resíduos totalmente inorgânicos
Resíduos hospitalares (centro cirúrgico)

1)Planta de incineração 2) Reator 3) Filtro para reator 4) Sistema de desnitrificação 5) Chaminé 6) Gás natural 7) Troca de calor 8) ventilador
Autoclavagem
Autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no ambientehospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos. 
O processo inclui ciclos de compressão e de descompressão de forma a facilitar o contato entre o vapor e os materiais contaminados. Os valores usuais de pressão são da ordem de 3 a 3,5 bar ea temperatura atinge 135ºC. Tendo a vantagem de ser relativamente simples e poder ser utilizada para esterilizar diversos tipos de materiais hospitalares.
A autoclavagem é composta basicamente das seguintes operações:
- Pre-vácuo. Criam-se condições de pressões negativas de forma que, na fase seguinte, o vapor entre mais facilmente em contacto cm os materiais a serem esterilizados.
- Admissãode vapor. Introdução de vapor na autoclave, seguido do aumento gradual da pressão, de forma a criar condições para o contacto entre a água superaquecida e os materiais, e para facilitar sua penetração nos invólucros, dando acesso a todas as superfícies.
- Esterilização. Manutenção de temperaturas e pressões elevadas durante determinado período de tempo, ou seja, até se concluir o processo. De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema de gestão ambiental
  • Sistemas de gestão ambiental no porto
  • Sistema gestão ambiental
  • Sistema de gestão ambiental
  • sistema gestao ambiental
  • Sistemas em Gestão Ambiental
  • sistema de gestão ambiental da mitsubish
  • Sistema de gestão ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!