Sistema de ficheiro

Páginas: 14 (3480 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Índice
Introdução 3
Objectivos 3
Metodologias 3
Ficheiro ou Arquivo 4
Sistema de ficheiros 4
A função de um sistema de ficheiro 4
Constituição de um sistema de ficheiros 5
Atributos de um ficheiro ou arquivo 5
Elementos de Informação 6
Tipos de sistema de ficheiros 7
Forma de acesso aos registos. 9
Operações básicas de um sistema de ficheiro ou arquivo 10
Classificação dos sistemas de ficheiros11
Conclusão 15
Bibliografia 16






Introdução

Desde o início da computação houve a necessidade de guardar arquivos, dados, programas e etc. Hoje em dia, esses arquivos são parte importante da computação, são armazenados e recuperados facilmente graças à Gerência de Arquivos. Essa ferramenta faz exactamente o que foi citado anteriormente, armazena os arquivos em um dispositivo não-volátil, paraque as informações continuem a existir após o desligamento do computador através de um sistema de ficheiros.
O conceito de arquivo diz que este é um conjunto de informações armazenado em um dispositivo de armazenamento não-volátil e é bastante versátil, já que pode conter desde um simples texto em ASCII com alguns bytes de tamanho, até um vídeo com vários Gigas de tamanho.
Os dispositivos dearmazenamento são organizados em hierarquias chamadas Directórios. A organização física e lógica dos arquivos e directórios em um dispositivo é chamada de Sistema de ficheiros.
Objectivos
Geral
Falar dos sistemas de ficheiros.
Específicos
Descrever o funcionamento dos sistemas de ficheiros;
Explicar o funcionamento dos sistemas ficheiros.
Metodologias
Sendo este um trabalho cientifico usou-se aseguinte metodologia: internet e manuais achados convenientes para a obtenção do estudo dos temas em pesquisa. Quanto a abordagem desta pesquisa é descritiva ilustrativa, e os resultados foram alcançados através de uma pesquisa bibliográfica.


Ficheiro ou Arquivo
Conjunto de dados persistentes, geralmente relacionados, identificado por um nome. (SILVA, Mário Gomes 2003).

Sistema de ficheiros
É aforma de organização de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnéticos. Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operacional pode descodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los (SILVA, Mário Gomes 2003).
A função de um sistema de ficheiro
Para SILVA, Mário Gomes (2003) Tem a função de organizar osclusters de um dispositivo de armazenamento para que este possa ser utilizado pelo sistema operativo. O sistema de ficheiro mantém uma base de dados onde são armazenados o estado de cada cluster, mostrando ao sistema operativo quais os clusters que estão em uso e quais estão disponíveis para armazenamento de dados.
Fazendo alguma analogia nota-se esta organização se assemelha com uma biblioteca escolar,O bibliotecário organiza os livros conforme um padrão, cuja busca, convenientemente, procura deixar mais fácil, sem ocupar muitas prateleiras e assegurando a integridade deste. Ainda, certamente, organiza os livros segundo suas características, assunto, censura, e mais. Depois de organizados, ou durante a organização, o bibliotecário cria uma lista com todos os livros da biblioteca, com seusassuntos, localizações e códigos respectivos.
Aplicando a analogia à informática, o sistema operacional seria o bibliotecário da "biblioteca de dados" do computador, o disco de armazenamento. Exactamente igual à organização de uma biblioteca, o sistema operacional guarda os dados nos espaços vazios do disco, rotulando-os com um FCB (File Control Block, Bloco de Controle de Arquivo) e ainda criando umalista com a posição deste dado, chamada de MFT (Master File Table, Tabela de Arquivos Mestre). Sabendo a posição do arquivo a ser aberto/gravado, o sistema operacional solicita a leitura desta, descodifica/codifica e realiza a abertura/gravação do dado.
Um sistema de ficheiro é assim: uma forma de criar uma estrutura lógica de acesso a dados numa partição. Sendo assim, também é importante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de ficheiros
  • Sistemas de Ficheiros
  • Sistemas de Ficheiros Fat
  • Meus ficheiros
  • ficheiros
  • FICHEIRO
  • Ficheiro
  • Ficheiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!