Sistema de esgoto a vácuo

Páginas: 39 (9587 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2011
1. INTRODUÇÃO

A escassez das reservas mundiais de água é uma constante preocupação que tem levado as autoridades públicas e a sociedade civil a pesquisarem alternativas que resultem em novas tecnologias no que diz respeito ao uso consciente da água. Somente 0,3% da água no planeta está disponível para o consumo humano e seu uso indiscriminado, ao longo da história, vem colocando sob ameaça ofuturo da própria vida na Terra.
De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizada em 2002, mais de 2 bilhões de pessoas já enfrentam problemas com a falta de água e até 2025, a previsão é que esse número salte para 4 bilhões, o equivalente a 50% da população mundial prevista.
A contínua urbanização aliada à elevada densidade demográfica,principalmente nas regiões metropolitanas, contribui consideravelmente para o aumento da demanda de água e para a poluição dos corpos hídricos, seja por esgoto doméstico quanto por industrial.
Desse modo, percebe-se que com uma concentração populacional cada vez maior, a disponibilidade média de água renovável por habitante tende a diminuir fato que repercute diretamente sobre a saúde e sobre ospadrões de qualidade de vida da sociedade em geral (TSUTIYA, 2004).
Assim, a ameaça de sua escassez, teve como conseqüência o aumento de seu valor econômico e sua evidente essencialidade induziu à normatização de seu uso, com legislação específica e atuação do poder público, dada a criação da Política Nacional de Recursos Hídricos em 1997 e da Agência Nacional de Águas em 2000.
Hoje, váriasalternativas estão disponíveis para grande parte dos problemas ligados à água, tanto no ambiente doméstico quanto nos âmbitos empresarial e governamental. Entre elas, destacam-se os processos de tratamento, de reuso, aproveitamento de águas pluviais, vácuo, entre outros (OLIVEIRA, 2004).
Visando melhorias na eficiência do sistema de coleta de esgoto sanitário e buscando soluções ecologicamentecorretas, profissionais que atuam na área de saneamento procuram novas tecnologias para superar as deficiências do sistema de coleta de esgoto convencional.
No projeto e execução de obras de esgoto sanitário, muitas variáveis devem ser levadas em consideração. Entre elas destacam-se: a análise econômica, o impacto ambiental, facilidades construtivas e as possíveis interferências de outros sistemasjá existentes.
Em regiões litorâneas, planas e com lençol freático elevado, o método gravimétrico, força o escavamento de grandes valas, a utilização de escoramento em solos instáveis e o rebaixamento do lençol freático, tendo como conseqüências diretas: alto custo, dificuldade na execução e impacto ambiental (OLIVEIRA, 2004).
Aliados a esses pareceres técnicos, a situação do esgotamentosanitário nessas regiões é bem inferior da desejada, apresentando baixíssimos índices
Neste trabalho, será feita uma análise sobre a viabilidade econômica do sistema de esgotamento sanitário a vácuo em lugares de difícil implantação do sistema convencional, como por exemplo, cidades com terreno rochoso, plano ou com lençol freático alto (ilha). O método também pode ser utilizado em centros comerciaiscomo shoppings, com a finalidade de economizar custos.  
De acordo com Resende (2009), esse sistema já é utilizado em aeronaves e plataformas de petróleo, consumido cerca de 1,2 litro de água a cada acionamento, gerando uma economia na conta de água de cerca de 30%.
Sua utilização também produz menos esgoto, sendo ambiental e socialmente mais correta, por reduzir custos nas estações de tratamentode esgotos.
O sistema a vácuo é o mais econômico entre os sistemas analisados, no geral. Ele é mais indicado em edifícios de perfil vertical de elevação e/ou de grande afluxo de pessoas (aeroportos, shoppings, etc.) e é o único que reduz o uso de água limpa (RESENDE, 2009).

2. OBJETIVO

Apresentar um novo sistema de esgotamento sanitário, o método de coleta a vácuo. A tecnologia foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esgoto a vacuo
  • esgoto a vacúo
  • esgoto a vacuo
  • Sistema de vácuo
  • Sistemas de esgoto
  • Sistema de esgoto
  • Sistema de esgoto
  • sistema predial de esgoto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!