Sistema de equaçao linear

Páginas: 5 (1244 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2012
TRABALHO
DE
PESQUISA

História do computador

Informática

Disciplina:

Docente:
Prof. Manuel

História do computador

O discente:
Edgar dos Santos Barbosa

07/ 054/12
Horário:
16:40-17:55h
Docente:
Prof. Manuel

Índice

Folha de rosto--------------------------------------------------------------- pagina 2Introdução------------------------------------------------------------------- pagina 4
Desenvolvimento---------------------------------------------------------- pagina 5
Válvulas-------------------------------------------------------------------- pagina 5
Ábaco----------------------------------------------------------------------- pagina 7
Régua de calculo---------------------------------------------------------- pagina 8
Maquina depascal-------------------------------------------------------- pagina 9
Conclusão------------------------------------------------------------------- pagina 10
Bibliografia----------------------------------------------------------------- pagina 11

Introdução

Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista anteriormente. Sejam em casa, na escola, na faculdade,na empresa, ou em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós. Ao contrário do que parece, a computação não surgiu nos últimos anos ou décadas, mas sim há mais de 7 mil anos atrás.

Por este motivo, desenvolvi este artigo, que conta a história e a evolução da computação e dos computadores em geral, desde a antiguidade até os dias de hoje. Desta maneira, nos ficaremos por dentro dasprincipais formas de computação utilizadas pela humanidade.

Desenvolvimento

Nos dias de hoje, quando se ouve falar num processadores de 1 GHz até nos dá sono, de tão comuns que eles já se tornaram. Pouca gente já ouviu falar no 8088, que foi o processador usado no PC XT, a quase 20 anos atrás, e muito menos no INATEL 4004, o primeiro microprocessador, lançado em 71.
Na épocados nossos bisavôs os computadores já existiam, apesar de extremamente rudimentares. Eram os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, acionado por uma manivela ou outro sistema mecânico qualquer. Este tipo de sistema, comum na forma de caixas registradoras era bastante utilizado naquela época.
No final do século XIX surgiu o relê, um dispositivoeletromecânico, formado por um magneto móvel, que se desloca unindo dois contactos metálicos. O Relê foi muito usado no sistema telefónico, aliás algumas centrais analógicas ainda utilizam estes dispositivos até hoje. Os relês podem ser considerados uma espécie de antepassados dos transístores. Suas limitações eram o fato de serem relativamente caros, grandes demais e ao mesmo tempo muito lentos: umrelê demora mais de um milésimo de segundo para fechar um circuito, mais de dez milhões de vezes mais lento que um transístor actual.

Válvulas

Também no final do século XIX, surgiram as primeiras válvulas. As válvulas foram usadas para criar os primeiros computadores eletrónicos, na década de 40.
As válvulas têm seu funcionamento baseado no fluxo de elétrons no vácuo. Tudo começounuma certa tarde quando Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica estava brincando com a sua invenção. Ele percebeu que ao ligar a lâmpada ao Pólo positivo de uma bateria e uma placa metálica ao Pólo negativo, era possível medir uma certa corrente fluindo do filamento da lâmpada à chapa metálica, mesmo que os dois estivessem isolados. Havia sido descoberto o efeito termiónico, o princípio defuncionamento das válvulas.
As válvulas já eram bem mais rápidas que os relês, atingiam frequências de alguns Megahertz, o problema é que aqueciam muito, consumiam muita eletricidade e queimavam-se facilmente. Construir um computador, que usava milhares delas era extremamente complicado, e muito caro.
Apesar de tudo isso, os primeiros computadores começaram a surgir durante a década...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Equação linear e sistemas
  • Sistema de equação linear
  • Equação linear
  • Equação linear
  • Equação linear
  • Equação linear
  • Equação linear
  • sistema da equaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!