SISTEMA DE CONTROLE DE FROTAS

Páginas: 68 (16920 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014
Sumário

1 Introdução 1
OBJETIVOS 4
2 Proposta do Sistema 6
3 Justificativa da Proposta 13
4 PLANEJAMENTO DO PROJETO 14
5 Requisitos 29
6 MODELOS DE NEGÓCIO 36
7 MODELOS DE CASO DE USO 37
8 MODELOS DE ANÁLISE 75
9 CONCLUSÃO 95
10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 96

1 Introdução

O consumismo, fruto do capitalismo, está presente em diversos tipos de cultura, economia e política.Encontra-se em expansão em todas as áreas do mercado e esse crescimento envolve diversas características e necessidades tanto dos clientes quanto dos fornecedores e produtores. Desde o manuseio da matéria-prima até o real consumo, há várias etapas que provavelmente vão definir a qualidade, preço e satisfação do consumidor. Uma dessas etapas são os processos logísticos envolvidos no transporterodoviário de cargas.
Para controlar tais processos, criou-se o conceito de gestão de frotas, que “representa a atividade de reger, administrar ou gerenciar um conjunto de veículos pertencentes a uma mesma empresa.” (Valente; Passaglia; Novaes, 1997, p. 1).
A gestão da frota de veículos surgiu quando as empresas precisavam de vários veículos para fazer entregas, viajar para falar com clientes, transportede equipamentos, etc. Grande parte dos clientes localiza-se em diferentes pontos do globo. Para os produtores convinha-lhes gerir bem o transporte de modo a reduzir os custos, os desperdícios e aumentar os lucros (Bramel, 1997, p. 5).
“No Brasil, o transporte de cargas pelo sistema rodoviário desempenha um papel vital para a economia, movimentando cerca de 7,5% do Produto Interno Brasileiro(PIB), ou seja, chega a aproximadamente 30 bilhões de dólares por ano.” (Valente; Passaglia; Novaes, 1997, p. 2).  
Em geral, os consumidores finais desconhecem todo o processo envolvido durante o gerenciamento de frotas, como por exemplo, os gastos com combustível, pessoal, manutenção, apenas o que lhes interessa é que o produto esteja disponível sempre que desejado. Já na visão dos fornecedores, éde total importância um controle de todos os custos, que nem sempre são absolutamente corretos, em vista que estado das rodovias, pedágios, inflação, que apesar da variação estão completamente envolvidos.
Com toda a complexidade e detalhes que há no controle desse transporte, pilhas de papéis, planilhas e dados espalhados não são uma forma eficiente de um bom gerenciamento. Na maioria dos casos,produtores, consumidores e fornecedores se encontram em diferentes pontos do mapa, o que se faz necessário uma maior e mais difícil missão controlar todas as informações. Para certos tipos de mercadorias é necessário um rigoroso cumprimento de horários e prazos, visto que atrasos podem gerar um número incalculável de prejuízos, não só financeiramente, mas o nome e tradição da empresatransportadora estão em jogo a partir do momento que é iniciado a movimentação.
Incluído na lista de recursos que podem ser utilizados para um maior controle dos dados e informações, está o sensoriamento remoto. Esta atividade baseia-se no monitoramento em tempo real dos veículos, por meio de transmissão e recepção de dados a cada X quantidade de tempo. O rastreamento em transportes terrestres tem crescidomuito nos últimos tempos, pois é um meio de garantir a segurança não só do motorista, mas do caminhão e de sua carga.
A utilização desta tecnologia para o transporte de carga otimiza diversos controles, como por exemplo, a obtenção da posição atual da mercadoria que está sendo transportada, calcular prazos, traçar melhores rotas, além da segurança que é oferecida não só à mercadoria como ao veiculoe pessoal.
Desta forma, um sistema automatizado capaz de controlar custos e processos e gerar informações que darão suporte ao gerenciamento de frotas torna-se essencial para manter uma gestão de qualidade. Entretanto, este projeto não fará o cálculo de rotas, de forma a calcular qual a melhor rota a ser escolhida, mas sim se propõe a localizar em um mapa onde a carga transportada pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema controle de frota
  • Sistema automotizado de controle de frotas
  • Implantação de sistema informatizado de controle de frota
  • PROTÓTIPO DE UM SISTEMA WEB PARA CONTROLE DA FROTA MUNICIPAL
  • controle de frotas
  • Controle frota de veículos
  • Si controle de frota
  • Sistema de gerenciamento e manutenção de frota

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!