Sistema de botoeiras de emergência microcontrolado

Páginas: 13 (3087 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2012
Sistema de Botoeiras de Emergência Microcontrolado

Anhanguera Educacional S.A.


Correspondência/Contato


Alameda Maria Tereza, 2000


Valinhos, São Paulo - 13.278-181


rc.ipade@unianhanguera.edu.br


pic.ipade@unianhanguera.edu.br


Coordenação


Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE


Publicação: dd de mmm de 2009

Alunos Autores:Gabriel Cedran Santos
Weslley Candido Lima
Orientadora:
Profa. Ms. Janaine Cristiane de Souza Arantes
Colaborador:
Prof. Esp. Ivair Teixeira
Curso: Ciência da Computação
Faculdade Anhanguera de Valinhos
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

TRABALHO A SER APRESENTADO NO 9º CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – CONIC – SEMESP 2009.
resumo

Este trabalho apresenta um sistema desegurança industrial microcontrolado, que a partir de conjuntos de botoeiras de emergências, cada qual com cinco botões relacionados a um tipo diferente de evento, reduz o tempo de tratamento de acidentes na empresa. Esse tempo é primordial quando relacionado com acidentes pessoais, pois pode significar a vida de uma pessoa. Seu objetivo consiste em criar uma rede de conexão tolerante a falhas paramonitorar essas botoeiras. Na etapa de desenvolvimento, foi realizada a definição do alarme e a construção dos módulos do sistema com a utilização da metodologia de Engenharia de Software, denominada Prototipação. Como resultados, foram elaborados a central microcontrolada e os conjuntos remotos de botoeiras, que constituem o hardware necessário para a implementação da parte lógica. A interface gráficaapresenta uma forma clara e eficiente de visualizar os eventos ocorridos com informações que permitem um atendimento mais eficiente por parte dos brigadistas da empresa.

Palavras-Chave: Microcontrolador, Segurança Industrial, Brigada de Emergência.















1. INTRODUÇÃO

AS NORMAS VIGENTES (CORPO DE BOMBEIROS, 2008) EXIGEM QUE AS EMPRESAS DE MÉDIO E GRANDE PORTETENHAM UMA CENTRAL DE BRIGADA DE EMERGÊNCIA E FUNCIONÁRIOS TREINADOS PARA ATENDER OS DIVERSOS TIPOS DE OCORRÊNCIA. DENTRE ELES, PODE-SE CITAR: INCÊNDIO, VAZAMENTO QUÍMICO, VAZAMENTO RADIOATIVO, VAZAMENTO DE GÁS E ACIDENTES QUE ENVOLVEM PESSOAS.
Sempre que uma botoeira de emergência é acionada em um determinado setor, soa um alarme e os brigadistas dirigem-se até o local do evento paratomar as medidas cabíveis. No entanto, até o momento da chegada ao local, não é possível determinar o tipo de ocorrência.
Este projeto visa adicionar ao sistema existente a funcionalidade de detectar no momento do alarme o tipo de ocorrência a ser tratado, a fim de prover um atendimento mais eficiente e rápido. Nos casos em que a ocorrência envolve pessoas, essa funcionalidade podesalvar vidas. Para tal, utiliza-se um conjunto de microcontroladores PIC (Peripheral Interface Controller) (PEREIRA, 2002) conectados em rede para possibilitar o tratamento correto aos eventos.
Atualmente, várias aplicações utilizam microcontroladores, tais como: Abastecimento de Estoque por Robô Microcontrolado (MAGALHÃES e ARANTES, 2008), que consiste em um protótipo motorizado capazde movimentar-se e armazenar itens em um almoxarifado, de acordo com instruções pré-programadas e informações do ambiente; Robô Móvel Controlado Remotamente via Web (BIANCHINI, MENESES e MARCHI, 2007), que apresenta um protótipo de robô controlado por radiofrequência com uma câmera para exploração de ambientes hostis; Frequencímetro Digital com a Utilização de Microcontrolador PIC (TEIXEIRA,ARANTES e MACEDO, 2007), que mostra a construção de um frequencímetro de baixo custo, portátil e consumo irrisório.

2. OBJETIVO

O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um protótipo de sistema de segurança industrial com gerenciamento de botoeiras de emergência microcontrolado.
O objetivo específico é implementar um protótipo que consiste em uma rede de conexão entre uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas Microcontrolados
  • Comunicação serial em sistemas microcontrolados
  • Sistema web microcontrolado
  • Sistemas de emergência
  • Sistema microcontrolado de armazenamento de energia fotovoltaica
  • Sistemas microcontrolados técnicas de projeto e programação
  • a emergência do sistema dualista
  • SCIM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!