Sistema de banco de dados

Páginas: 6 (1393 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
PASSOS

Passo 1 (Aluno)
Ler o artigo o capítulo 1.1 – Modelos de Dados da apostila “Introdução à Banco de Dados” de Osvaldo Kotaro Takai, Isabel Cristina Italiano e João Eduardo Ferreira. 2005. Disponível em:. Acesso em: 12 abr. 2012.
Fazer também uma pesquisa na internet para conhecer os principais softwares de gerenciamento de Banco de Dados. Entre eles, acessar o site: e: . Acessos em:12 abr. 2012. Sistemas de Informação - 3ª. Série - Sistemas de Banco de Dados
Gerson Giuliangeli, Roberto da Silva Lobo
Pág. 4 de 8

Passo 2 (Equipe)
Desenvolver um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial oapontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.


Sistema de Banco de Dados X Sistema de Arquivos

Antes dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) as aplicações utilizavam sistemas de arquivos do Sistema Operacional. Através de arquivos, as aplicações armazenavam seus dados através dasinterações com a aplicação. Sendo armazenados em diversos arquivos, precisando de diferentes programas de aplicações para extrair e acrescentar registros, elevando de formas os custos destas aplicações.

Dados e Meta-dados na base
Os dados e a descrição correspondente são armazenadas na base e gerenciadas pelo SGBD.


Independência de Dados-Programas
Modificações como inclusão de um novo campo nãoafetam os programas.


Abstração de Dados
Representação conceitual através de um modelo de dados que só usa conceitos lógicos.


Múltiplas Visões
São visões, de como os usuários veem o banco de dados.
Representa a abstração de mais alto nível da arquitetura;
Construídos de forma que sejam removidos os conflitos entre duas ou mais visões.





Sistema de Arquivos




Passo3 (Equipe)
Fazer as atividades a seguir:
1. Definir, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”.

Modelagem de Dados representa um conjunto de requerimentos de informações de negócio, é uma parte importante do desenho de um sistema de informação.
Entre os principais objetivos da modelagem de dados temos a representação do ambiente observado, documentação e normalização, fornecimento deprocessos de validação e observação dos processos de relacionamento entre objetos. As etapas envolvidas na construção de um modelo podem ser divididas em 3 modelos: Conceitual, lógico e físico.

2. Citar os três modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas características e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos.

A modelagem de dados normalmente atende a três perspectivas:Modelagem Conceitual, Modelagem Lógica e a Modelagem Física. A modelagem conceitual é usada como representação de alto nível e considera exclusivamente o ponto de vista do usuário criador do dado, dentre os sistemas utilizados para facilitar o desenvolvimento desta etapa podemos citar o Visio e o DBDesigner. A modelagem lógica já leva em conta e implementa recursos como adequação de padrão enomenclatura, para este os sistemas utilizados podem ser os mesmos da modelagem conceitual. A modelagem física demonstra como os dados são fisicamente armazenados, levam-se em conta as limitações impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nos exemplos de modelagem de dados produzidos no modelo lógico, um exemplo de SGBD utilizado nesta etapa é o SQL Server.

3. Com base na entidadeproposta no enunciado do desafio e nos modelos de dados citados neste passo, definam qual modelo de dados deverá ser utilizado na resolução do desafio. Por quê? Justificar a resposta com apresentação de exemplo.

Modelo lógico, pois, a primeira etapa já foi concluída com a definição das entidades e no momento não é necessário visar qual SGBD será utilizado. A necessidade atual é definir as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de banco de dados
  • Sistemas de bancos de dados
  • Introdução a Sistema de Banco de Dados
  • Arquitetura de Sistemas de Banco de Dados
  • Exercicio-sistema de banco de dados
  • Um sistema gerenciador de banco de dados
  • Sistemas de Banco de Dados
  • Sistema banco de dados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!