sistema de avaliação de educação no Brasil

Páginas: 6 (1348 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2015
Identificação: Luzinete
Data: 08/12/2014


CASTRO, M.H.G. Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e novos desafios. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, Fundação Seade, v 23, n. I, p. 5-18, jan./jun. 2009. Disponível em: http://www.seade.gov.br ; < www.scielo.br>


Este artigo descreve e analisa os sistemas de avaliação, tendo como foco principal a concepção e metodologia,processo de implementação e as dificuldades de utilização de resultados para melhorar a qualidade das escolas. Citando como exemplo a cidade de São Paulo evidenciado o agendamento da reforma educacional e as políticas para melhoria da qualidade de ensino. E começa tornando público os avanços ocorridos nos últimos 15 anos (anteriores a 2009) com a implantação destes sistemas e as variantes que deramsustentação a este processo, no qual segundo este autor, fizeram deste um dos mais sólidos e consolidados do mundo. O mesmo explicita ainda que a política de avaliação abrange diferentes programas, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, o Exame Nacional de Cursos – ENEC, que foi substituído pelo Exame Nacional de Desempenho do EnsinoSuperior – Enade, O Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos – Enceja, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – Sinaes, a Prova Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. E que os mesmos, em conjunto com o mais antigo sistema de avaliação do País, traduzem o macrossistema da qualidade avaliativa da educação no Brasil.
Depois de citados os diversos meiospelas quais esta se traduz, o autor fala sobra a forma de mobilização dos Estados e Municípios e os meios pelos quais estes se organizam regional e localmente e procedem em suas avaliações. Declara que, independente dos motivos que levam a criação de sistemas e mister a concordância quanto o seu papel como instrumento de melhoria de qualidade. Diz também que a as ações mais eficazesintencionalmente ligadas a melhoria da qualidade de ensino são aquelas que focam a aprendizagem na escola.
O mesmo faz um breve apanhado dos sistemas de avaliação vigentes no País, primeiro em relação a sua criação, depois em relação as políticas implementadas por estes, dizendo que o mesmo é muito recente e, que antes destes as políticas educacionais eram formuladas e implementadas sem qualquer avaliaçãosistemática. E que hoje existe um objetivo geral e comum através do Saeb, Enem e Prova Brasil. E por os mesmos apresentarem características distintas possibilitam o aproveitamento do uso dos seus resultados na formulação, implementação e ajustes de políticas educacionais. Afirma também que o Ideb, diferente destes outros, reúne em um só indicador dois conceitos fundamentais para a qualidade daeducação: fluxo escolar e desempenho nas avaliações. Seu cálculo se baseia nos dados de aprovação escolar, apurados no Censo Escolar, e nas médias de desempenhos obtidas nas avaliações nacionais: o Saeb para as unidades da Federação e o País; e a Prova Brasil, para os municípios. E esta combinação de fluxo e aprendizagem resulta em uma média de 0 a 10. Sendo que as metas são diferenciadas para cada Unidadeda Federação, por Município e por escola, para as duas fases do ensino fundamental (1ª a 4ª e 5ª a 8ª séries) e para o ensino médio apresentadas bienalmente.
De acordo com o mesmo, a relevância do Ideb pode ser atribuída a dois fatores: reprovação sistemática e aprovação em massa. Pois, assim como aquela faz muitos alunos abandonarem a escola antes de completarem o ensino fundamental não édesejável, esta que aprova em massa não terá nenhum sentido se os seus alunos tiverem um aproveitamento muito baixo. Uma vez que o sentido do órgão em questão é exatamente este: evitar o aumento da aprovação sem que os alunos aprendam e evitar que as escolas reprovem em massa, excluindo os alunos com desempenho insuficiente e selecionando os melhores para elevar as notas nas provas.
O autor é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A avaliação da educação superior no Brasil
  • sistema de avaliação de educação basica
  • SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • Sistema de Avaliação da Educação Básica(SAEB), Prova e Provinha Brasil.
  • A educação e os sistemas de ensino no brasil
  • O sistema de educação no brasil
  • A estrutura do sistema da educação no brasil
  • Políticas da Avaliação da Educação Superior no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!