Sistema de automação de embalagens secundárias

Páginas: 55 (13598 palavras) Publicado: 3 de março de 2013
CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ETEP Faculdades

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE EMBALAGENS SECUNDÁRIAS

Valéria Cicília Marques

Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Industrial Mecânica, orientado pelo MSc Osvaldo Prado de Rezende

São José dos Campos 2007

CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ETEP Faculdades

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE EMBALAGENS SECUNDÁRIAS___________________________________ Valéria Cicília Marques

______________________ Eng. José Cristiano Gersely

______________________ Prof. MSc Osvaldo Prado de Rezende

São José dos Campos Dezembro de 2007

Dedicatória Dedico este trabalho aos meus pais, Nelson e Miriam, ao meu esposo Eder e aos meus irmãos, Karine e Diego pelo apoio e encorajamento durante a sua realização.

i

AGRADECIMENTOSPrimeiramente agradeço a Deus, que me concedeu mais esta conquista. Em especial ao Professor Osvaldo Prado de Rezende, orientador acadêmico, e ao Engenheiro José Cristiano Gersely, orientador técnico, pela excelente orientação. Agradeço a grande ajuda oferecida por todos os amigos, pessoas que fizeram a diferença e que para sempre serão lembradas. Aos professores da Etep Faculdades, que de algumaforma contribuíram para realização deste trabalho.

ii

RESUMO Este trabalho foi realizado na empresa Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda., localizada em São José dos Campos, São Paulo, junto aos departamentos de Desenvolvimento de Embalagem e Engenharia de Processo e Manutenção, buscando eliminar os problemas de ergonomia existentes nos postos de trabalho no final da Linha de Acondicionamentode Gotas. As análises ergonômicas realizadas nesta Linha de Acondicionamento indicaram que três postos de trabalho apresentavam pontuação indicativa de alto risco, que poderiam no futuro resultar em lesões aos operadores devido ao trabalho repetitivo, conseqüentemente possíveis afastamentos. O objetivo do trabalho foi reduzir os riscos ergonômicos dos postos de trabalho analisados, submetendoos operadores a esforços menores e diminuindo os movimentos repetitivos. O procedimento adotado foi de projetar soluções que diminuissem ou eliminassem as operações manuais existentes nos processos de rotulagem, carimbagem de caixas de papelão, montagem, abastecimento de cartuchos na caixa e fechamento da caixa. Para a solução dos problemas a metodologia adotada foi DMAI²C, que consiste nodesenvolvimento de etapas que proporcionam uma melhor visão e compreensão de todas as integrações complexas que envolvem o fato gerador do problema. Primeiramente, foi definido o objetivo do trabalho, em seguida foram levantadas às condições atuais dos postos de trabalho, como movimentos, repetições e cadência. Com a ferramenta EJA (Ergonomic Job Analyser), analisou-se as condições ergonômicasdos postos e classificando-os de acordo com o risco ergonômico. Após classificação, desenvolveu-se três alternativas para solucionar os problemas de ergonomia nos postos de trabalhos. As propostas sugeridas foram: aumento de efetivo, automatização completa do processo e automatização parcial do processo. Por último, foi demonstrada à implementação da alternativa escolhida e as melhorias nospostos de trabalho.

Palavras-chave: risco ergonômico; acondicionamento de produtos farmacêuticos.

iii

SUMÁRIO Pág. LISTA DE FIGURAS .................................................................................................................. vi LISTA DE TABELAS................................................................................................................. vii LISTADE SIGLAS E ABREVIATURAS ................................................................................viii CAPÍTULO 1 .............................................................................................................................. 14 INTRODUÇÃO........................................................................................................................... 14 1.1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automação industria de embalagens
  • Sistema de automação
  • Automação de sistema
  • Sistemas de automação
  • Automação e sistemas
  • Sistema de automação
  • Sistemas de automação
  • eficacia sistema de embalagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!