Sistema de apoio à decisão

Páginas: 7 (1596 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
Sistema de Apoio à Decisão

1. Introdução
Veremos a definição de sistemas inteligentes que tomam decisões baseados em informação, um resumo de como funcionam, como são feitos e a sua importância para o mercado e daremos inicio ao desenvolvimento de um sistema inteligente para a área do turismo.


2. Etapa 1
1. Sistema de apoio à decisão
1. Definição
O Sistema de Apoio àDecisão (SAD) é um recurso computacional que manipula uma grande quantidade de informações e que tem por objetivo a tomada de decisão para auxiliar as empresas tornando-as mais competitivas.


2. Recursos
O SAD tem como recursos o intelecto humano e as experiências individuais que são incorporadas ao banco de dados com o intuito de auxiliar o sistema em suas decisões.


3.Componentes

O SAD é composto principalmente por um banco de dados, banco de modelos e uma interface com usuário.

- O banco de dados é onde ser armazena dados atuais e históricos que serão utilizados para a tomada de decisão.

- O banco de modelos é o local onde se armazena os modelos que serão utilizados para exibir as decisões tomadas pelo sistema.
- A interface com ousuário são basicamente as telas utilizadas para que o usuário possa interagir com o sistema registrando informações e visualizando as decisões.






4. Diferença entre SAD e SIG
Comparando um sistema de apoio a decisão (SAD) a um sistema de informações gerenciais (SIG) conclui-se que cada um deles possui suas particularidades, não podendo dizer quem é mais importante, pois possuemobjetivos diferentes. Enquanto o SAD auxilia na tomada de decisões, principalmente nas que não fazem parte da rotina de uma empresa, o SIG auxilia nas rotinas compondo-se de informações pré-programadas podendo um sistema depender do outro para seu funcionamento. O SAD é eficaz, auxilia nas decisões estratégicas de uma organização sendo utilizado por um individuo ou um grupo que toma as decisões naempresa, tem ênfase na tomada de decisões, é rápido ao responder solicitações do usuário e necessita da participação ativa do usuário no seu desenvolvimento. O SIG é eficiente, com ênfase na informação auxiliando toda a organização desde o operário aos diretores da empresa, respondendo as solicitações dos usuários com pouca rapidez, tento pouca participação do usuário em seu desenvolvimento.


2.Sistema Especialista
1. Definição
O sistema especialista é uma aplicação com inteligência artificial desenvolvido para atuar em uma área especifica com conhecimento e regras heurísticas definidas por especialistas da área para auxiliar na tomada de decisões ou solução de problemas.


2. Estrutura

Para desenvolver um sistema especialista é necessário quatro componentes para asua estruturação:

- Base de conhecimento: Local onde é armazenado todo o conhecimento adquirido com os especialistas da área. Sendo esse o primeiro passo para a construção do sistema.

- Interface com o usuário: são as telas que fazem a ligação do usuário com o sistema possibilitando a utilização deste.

- Mecanismos de inferência: é o algoritmo utilizado para realizarbuscas na base de conhecimento. Os algoritmos forward e backward são os mais utilizados.

- Explicação do raciocínio: é a solução do problema ou a tomada de decisão que o sistema realizou trazendo a justificativa para tal resposta.



3. Exemplos de sistemas especialistas
SRBAM: Sistema de Recomendação Para a Área de Turismo é um sistema desenvolvido no Centro Universitário Ritterdos Reis em Porto Alegre, que tem como objetivo a personalização individual para cada usuário ou grupo de usuários que seja capaz de recomendar o melhor pacote turístico.


SBClass: Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem é uma ferramenta de comunicação entre o setor hoteleiro e os turistas, com o objetivo de orientá-los em suas escolhas de maneira clara e objetiva, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IA E SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO
  • Sistema de apoio a decisão
  • Sistema de apoio e decisão
  • Sistemas de Apoio a Decisão
  • SAD- Sistema de Apoio a decisao
  • Sistema de apoio a decisão
  • Sistema de apoio à decisão
  • sistemas de apoio a decisão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!