sistema circulatorio

Páginas: 5 (1009 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1) Conceituar Sistema Circulatório.
É um conjunto de órgão responsável por levar oxigênio e nutrientes para o corpo. Outras funções desse sistema são levar substâncias que não serão mais usadas pelo corpo para os órgãos que irão expulsá-las e também limpar os canais por onde o sangue passa. Muitas vezes, esse canal fica com impurezas como gordura, e pode até ser totalmente obstruído, levando aum infarto.

2) Conceituar Sistema Circulatório sanguíneo e seus constituintes

3) Definir coração e identificar a sua função
É o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim,oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.

4) Identificar a localização do coração.

Se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Ocupa no tórax, a região conhecida como mediastino médio.


5) Conceituar:

Ápice do coração:

Base do coração:

Pericárdio: é a membrana que reveste externamente ocoração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;

Cavidade pericárdica: Espaço entre as membranas serosas das camadas visceral e pariental. Essa cavidade contém líquido pericárdico que é secretado pelas células das membranas serosas do pericárdio.

Líquido pericárdico: Líquido que lubrifica as membranas,permitindo que elas deslizem uma sobre a outra com o mínimo de atrito durante os batimentos cardíacos.

6) Conceituar:

Pericárdio fibroso: É um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelástico. Assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma e se prende a ele.

Pericárdio seroso - camada parietal: Forra a superfície interna do pericárdio fibroso.

Pericárdio seroso -camada visceral: É a reflexão ao nível dos grandes vasos da lâmina parietal em direção ao coração recobrindo-o totalmente.

Miocárdio: É o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.

Endocárdio: É uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração

7) Conceituar as câmaras do coração, e identificaro tipo de sangue que passa por elas:

Átrio direito: forma a borda direita do coração e recebe sangue rico em dióxido de carbono (venoso) de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário.

Átrio esquerdo: é uma cavidade de parede fina, com paredes posteriores e anteriores lisas, que recebe o sangue já oxigenado; por meio de quatro veias pulmonares. O sangue passa doátrio esquerdo para o ventrículo esquerdo, através da valva bicúspide (mitral), que tem apenas duas cúspides, também apresenta uma expansão piramidal chamada aurícula esquerda.

Ventrículo direito: forma a maior parte da superfície anterior do coração. O seu interior apresenta uma série de feixes elevados de fibras musculares cardíacas chamadas trabéculas carnosas.

Ventrículo esquerdo: Forma oápice do coração. No óstio atrioventricular esquerdo, encontramos a valva atrioventricular esquerda, constituída apenas por duas laminas denominadas cúspides (anterior e posterior),e também recebe sangue oxigenado do átrio esquerdo.

8) Definir:

Septo interventricular:

Sulco coronário:


9) Comparar a espessura do miocárdio do ventrículo direito e esquerdo, e justificar a diferença emespessura.


10) Identificar os vasos da base do coração.






11) Conceituar e identificar as valvas do coração.

Existem dois grupos de válvulas que direcionam o fluxo sanguíneo através das câmaras
Cardíacas, um grupo forma as valvas atrioventriculares e, o outro constituído por válvulas semilunares, formam as valvas da aorta e do tronco pulmonar.
Valvas atrioventriculares:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Circulatório
  • Sistema Circulatório
  • Sistema circulatorio
  • sistema circulatorio
  • Sistema circulatório
  • Sistema circulatório
  • Sistema Circulatório
  • Sistema circulatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!