Sistema circulatório

Páginas: 10 (2366 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
Sistema Circulatório
Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias. Este trajeto começa e termina no coração. O aparelho circulatório é o responsável pelo fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos exercendo, também, a função de transportar os produtos finais do metabolismo (como CO2 euréia) até os órgãos responsáveis por sua eliminação.
A circulação inicia-se no princípio da vida fetal. Calcula-se que uma porção determinada de sangue complete seu trajeto em um período aproximado de um minuto. O que impulsiona o movimento constante do sangue através desse sistema é o coração, o órgão que atua como “bomba” do sistema.
Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual osangue circula e se ramificam por todo o organismo da maior parte dos seres vivos.
Há três tipos principais: as artérias, que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem ao coração; e os capilares, que ligam artérias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: primeiro rumo ao corpo; depois rumo aos pulmões.
[pic]



Coração (o centro funcional)O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos.
O coração é formado por quatro cavidades: as aurículas direita e esquerda e os ventrículosdireito e esquerdo. O lado direito do coração bombeia sangue carente de oxigênio, procedente dos tecidos, para os pulmões, onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dos pulmões, impulsionando-os, através das artérias, para todos os tecidos do organismo.


Características dos Vasos

[pic]

Anatomia Arterial

As artérias são vasos que saem do coração e seramificam sucessivamente distribuindo-se para todo o organismo. Do coração saem o tronco pulmonar (relaciona-se com a pequena circulação, ou seja, leva sangue venoso para os pulmões através de sua ramificação, duas artérias pulmonares: uma direita e outra esquerda) e a artéria aorta (carrega sangue arterial para todo o organismo através de suas ramificações).
As artérias são vasos que conduzem osangue com grande pressão, uma vez que ele deverá chegar a todas as partes do corpo levando oxigênio e nutrientes a todas as células.
Ao contrario das veias, que conduzem o sangue desoxigenado de volta ao coração, as artérias levam o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.
Estruturalmente, as artérias dividem-se em 3 túnicas ou camadas:
• Túnica externa: É composta basicamente por tecidoconjuntivo. Nesta túnica encontram-se pequenos filetes nervosos e vasculares que são destinados à inervação e a irrigação das artérias. Encontrada nas grandes artérias somente.
• Túnica média: É a camada intermediária composta por fibras musculares lisas e pequena quantidade de tecido conjuntivo elástico. Encontrada na maioria das artérias do organismo.
• Túnica íntima:Forra internamente esem interrupções as artérias, inclusive capilares. São constituídas por células endoteliais.
A pressão arterial máxima é e conhecida como sistólica e ocorre quando o coração se contrai, a mínima é chamada de diastólica e ocorre entre os intervalos das contrações.
Essa variação que ocorre na pressão das artérias gera a pulsação característica arterial, que pode ser facilmente percebida atravésde verificação no pulso e pescoço. Sua atividade é vital, pois é ela que indica se há ou não atividade cardíaca.

Classificação

Artéria aorta

Principal tronco sistêmico, esta artéria tem origem no ventrículo esquerdo, em seguida dirige-se para a direita e para cima dentro do mediastino médio, constituindo a artéria aorta ascendente, da qual têm origem as artérias coronárias.
Logo em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Circulatório
  • Sistema Circulatório
  • Sistema circulatorio
  • sistema circulatorio
  • Sistema circulatório
  • Sistema circulatório
  • Sistema Circulatório
  • Sistema circulatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!