Sistema circulatório

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Universidade Federal Do Piauí
Centro de Ciências da Natureza
Departamento de Biologia
Disciplina: Anatomia Humana
Professor: Aglaisio






SISTEMA CIRCULATÓRIO













Teresina. Março de 2013
ANATOMIA DO CORAÇÃO:

O coração humano possui quatro cavidades internas, genericamente chamadas de câmaras cardíacas. As duas câmaras superiores são os átrios cardíacos (ouaurículas); as duas câmaras inferiores são os ventrículos cardíacos. Os ventrículos possuem uma parede bem mais espessa e musculosa que a dos átrios. Essa diferença pode ser explicada pela função que essas câmaras exercem na circulação sanguínea: enquanto cada átrio bombeia sangue apenas para o ventrículo imediatamente abaixo dele, o ventrículo direito bombeia sangue para os pulmões, e oesquerdo, para todas as partes do corpo.
O átrio cardíaco direito comunica-se com o ventrículo direito através de um orifício guarnecido pela valva atrioventricular direita (ou tricúspide). O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo por um orifício guarnecido pela valva atrioventricular esquerda (bicúspide, ou mitral). A função dessas valvas e garantir a circulação do sangue no coração em umúnico sentido, sempre do átrio para o ventrículo. Em condições normais, não há nenhuma comunicação entre as metades direita e esquerda do coração humano possui quatro cavidades internas, genericamente chamadas de câmaras cardíacas.
As duas câmaras superiores são os átrios cardíacos (ou aurículas); as duas câmaras inferiores são os ventrículos cardíacos. Os ventrículos possuem uma parede bem maisespessa e musculosa que a dos átrios. Essa diferença pode ser explicada pela função que essas câmaras exercem na circulação sanguínea: enquanto cada átrio bombeia sangue apenas para o ventrículo imediatamente abaixo dele, o ventrículo direito bombeia sangue para os pulmões, e o esquerdo, para todas as partes do corpo.
O átrio cardíaco direito comunica-se com o ventrículo direito através de umorifício guarnecido pela valva atrioventricular direita (ou tricúspide). O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo por um orifício guarnecido pela valva atrioventricular esquerda (bicúspide, ou mitral). A função dessas valvas e garantir a circulação do sangue no coração em um único sentido, sempre do átrio para o ventrículo. Em condições normais, não há nenhuma comunicação entre asmetades direita e esquerda do coração.


CIRCULAÇÃO PULMONAR E CIRCULAÇÃO SISTÊMICA:
Impulsionado pela contração do ventrículo direito, o sangue vai aos pulmões para ser oxigenado, de onde retorna ao átrio esquerdo. Impulsionado pela contração do ventrículo esquerdo, o sangue vai para todos os sistemas do corpo, de onde retorna ao átrio direito. Por isso, diz-se que nossa circulação e dupla, sendoo trajeto “coração → pulmões → coração” denominado circulação pulmonar (ou pequena circulação) e o trajeto “coração → sistemas corporais → coração” denominado circulação sistêmica (ou grande circulação).

ARTÉRIAS, VEIAS E CAPILARES SANGUÍNEOS:
O coração conecta-se diretamente a dois tipos de vasos sanguíneos: artérias e veias. Artérias são vasos de paredes relativamente grossas, que conduzem osangue do coração para as diversas partes do corpo. Veias são vasos de paredes mais finas que as das artérias, que trazem o sangue de volta para o coração.
As veias de maior calibre têm, em seu interior, válvulas que impedem o refluxo de sangue, garantindo sua circulação em um único sentido. As artérias que se ramificam pelo coração, e cuja função e alimentar e oxigenar o miocárdio (componentefundamental do coração) recebe o nome de artérias coronárias. O sangue sai do coração por grandes artérias, que se ramificam em artérias cada vez menores.
Nos tecidos, as arteríolas, que são as artérias mais finas, se ramificam em vasos ainda mais finos, os capilares sanguíneos. Após se ramificarem intensamente nos tecidos, os capilares sanguíneos voltam a se fundir, originando finíssimas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Circulatório
  • Sistema Circulatório
  • Sistema circulatorio
  • sistema circulatorio
  • Sistema circulatório
  • Sistema circulatório
  • Sistema Circulatório
  • Sistema circulatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!