Sistema circulatório

Páginas: 10 (2466 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
1- O que é mediastino? O mediastino é uma das três cavidades em que está dividida a cavidade torácica. É o espaço entre as regiões pleuropulmonares e se estende no sentido crânio caudal da abertura torácica superior (ou anterior) ao diafragma.O mediastino contém: o coração, as partes torácicas dos grandes vasos e outras estruturas importantes (por exemplo, as partes torácicas da traquéia, doesôfago, o timo, a parte do sistema nervoso autônomo e sistema linfático).O mediastino compreende em um superior, acima do nível do pericárdio, e três divisões inferiores, denominadas anterior, média e posterior. O mediastino médio contém o pericárdio e o coração. O mediastino anterior está localizado na frente do pericárdio e atrás do esterno, sendo seu principal componente o timo. O mediastinoposterior está situado atrás do pericárdio. Contém entre outras estruturas o esôfago e a aorta torácica. O mediastino superior contém o esôfago e a traquéia posteriormente e anteriormente o timo e entre eles os grandes vasos relacionados ao coração e ao pericárdio.

2- Qual é a orientação do ápice do coração?
A extremidade pontuda do coração é o ápice, dirigida para frente, para baixo e para aesquerda.

3- O que é pericárdio? Qual a sua divisão e a sua função?
É um saco fibro-seroso de parede dupla, através do qual relaciona-se com o coração e as raízes de seus grandes vasos. O pericárdio é constituído por duas lâminas: a parietal e a visceral. A primeira apresenta uma porção externa e resistente, chamada de pericárdio fibroso, que é praticamente inextensível, sendo composta por umadensa camada de feixes coláge­nos e fibras elásticas.
O pericárdio parietal é revestido internamente por uma serosa. Ele envolve o coração como se fosse uma bolsa desde o ápice até a base, onde se funde com a adventícia dos grandes vasos. Inferiormente, o pericárdio fibroso confunde-se com o centro tendíneo do diafragma, ao qual está firmemente aderido formando o ligamento frenopericárdico. Opericárdio fibroso, posteriormente, é fixado por tecido conectivo frouxo às estruturas do mediastino superior, relacionando-se com a aorta torácica e com o esôfago. Em suas faces laterais adere à pleura mediastinal, exceto quando dela separado pelos nervos frênicos, formando a membrana pleuropericárdica.
A lâmina visceral ou epicárdio, está densamente aderida à superfície das câmaras cardíacas. Opericárdio seroso é um saco fechado e invaginado, sendo normalmente virtual a cavidade delimitada entre suas duas lâminas, a qual contém líquido pericárdico que lubrifica as superfícies, diminuindo o atrito durante os movimentos cardíacos.

4- O que são vasos da base?
São as principais veias e artérias do coração. Tais como veia cava superior e a veia cava inferior, artéria pulmonar direita eesquerda e artéria aorta.

5- Relacione os vasos da base com as cavidades cardíacas.
No átrio direito desemboca a veia cava superior e a veia cava inferior. No átrio esquerdo desembocam as veias pulmonares, em número de quatro (duas de cada pulmão).
Do ventriculo direito sai o tronco pulmonar, que após curto trajeto bifurca- se em artéria pulmonar direita e esquerda para os respectivos pulmões.Do ventriculo esquerdo sai a artéria aorta, que se dirige inicialmente para cima e depois para trás e para esquerda, formando assim o arco aórtico.


6- Cite as partes da artéria aorta com seus respectivos ramos.
Aorta é o nome dado à maior e mais importante artéria do sistema circulatório do corpo humano. Dela se derivam todas as outras artérias do organismo. A aorta se inicia no coração, nabase do ventrículo esquerdo, e termina à altura da quarta vértebra lombar, onde se divide nas artérias ilíacas comuns. Ela leva sangue oxigenado para todas partes do corpo através da circulação sistêmica.
Aorta ascendente: é uma pequena porção desta artéria, que se inicia com a raiz da aorta (esta por sua vez comunica-se com o ventrículo esquerdo do coração), e segue até a altura do ângulo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Circulatório
  • Sistema Circulatório
  • Sistema circulatorio
  • sistema circulatorio
  • Sistema circulatório
  • Sistema Circulatório
  • Sistema circulatório
  • Sistema Circulatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!