Sistema circulatório dos anfíbios

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2011
Sistema circulatório dos anfíbios

Introdução

Os Anfíbios representam o prelúdio daquilo que virá a constituir o reino dos animais superiores. Uma outra característica dos Anfíbios é o fato desses animais passarem o início de suas vidas dentro da água e depois mudarem seu hábito de vida, passando a viver em terra firme. É devido a essa característica que eles recebem essenome, pois Amphibia significa vida dupla. O fato dos Anfíbios mudarem de habitat, saindo da Água e dirigindo-se a terra, faz com que sofram transformações. Esses animais respiram inicialmente através de brânquias e posteriormente vão transformando seu sistema respiratório, desenvolvendo pulmões no lugar das brânquias iniciais, além de realizar a respiração cutânea. Em conseqüência dessa mudança, todoo metabolismo desses animais se torna completamente alterado.
Existe uma enorme relação entre a formação dos pulmões e a formação dos membros. O oxigênio inalado pelos pulmões é utilizado nos processos de combustão que causam o movimento dos membros. A evolução dos pulmões corresponde à evolução dos membros e a involução das brânquias. Os anfíbios são os primeiros vertebrados a mudar dohabitat aquático para o terrestre. Para se adaptarem ao meio ambiente fora da água, entram diretamente em contato com o ar e começam a produzir sons, a ouvir e ter capacidade de sentir cheiro. O peixe que passa toda a sua vida dentro da água é surdo e mudo.
Na circulação, o coração anfíbio possui apenas três cavidades, ao invés de quatro, como nos mamíferos. O compartimento que faltaseria o segundo ventrículo. Portanto, o sangue venoso se mistura com o sangue arterial neste único ventrículo.

Evolução dos anfíbios

Alguns peixes com barbatanas lobuladas(Sarcopterygii) desenvolvem pernas e dão origem aos tetrápodas. Esses peixes usavam suas nadadeiras como remos em águas rasas. O Celacanto, um peixe de nadadeiras lobadas que ainda vive, tem muitascaracterísticas desses peixes. O Panderichthys, um peixe pré-histórico, tem características de transição entre peixe de nadadeiras lobadas e os primitivos tretrápodos.
[pic]Panderichthys

O Acanthostega é um anfíbio extinto e está entre os primeiros animais a ter membros. Ele é candidato a ser o primeiro vertebrado a ter a capacidade de sair da água e se locomover em terra, com muitadificuldade. Ele tinha pulmões e brânquias, indicando que ele também foi um elo entre peixes de nadadeiras lobadas e vertebrados terrestres. O Ichthyostega é um tetrápode recente, sendo um dos primeiros animais com pernas, braços, e dedos ósseos, é tido como um híbrido entre um peixe e um anfíbio. Ele tem pernas, mas suas pernas provavelmente não eram usadas para a caminhada, eles podiam passar períodosmuito breves de tempo fora da água e podiam ter utilizado suas pernas para deslocar-se em seu caminho através da lama. Os anfíbios foram os primeiros animais tetrápodes a desenvolver pulmões.
No coração dos anfíbios, a principal mudança foi o surgimento de um novo átrio, sendo que o coração desses animais passa a ter dois átrios, direito e esquerdo, e um ventrículo.[pic]Acanthostega

[pic] Pleaisaides

O padrão circulatório dos anfíbios

O coração dos anfíbios modernos (rãs, sapos e salamandras) apresenta dois átrios completamente separados, mas apenas um ventrículo náo dividido. O átrio esquerdo recebe sangue oxigenado dos pulmões e o átrio direito recebe sangue venoso da circulação sistemica geral. Apesar de o ventrículo não ser dividido,os dois tipos de sangue tendem a não se misturar, de modo que o sangue oxigenado passa para a circulação geral e o sangue pobre em oxigênio entra separadamente na circulação pulmonar.
A artéria pulmonar também envia ramificações para a pele, e isto é importante porque a pele úmida do anfíbio é o principal local de tomada de oxigênio. A disposição anatômica do coração inclui um desvio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema circulatório
  • Sistema Circulatório
  • Sistema Circulatório
  • Sistema circulatorio
  • sistema circulatorio
  • Sistema circulatório
  • Sistema circulatório
  • Sistema Circulatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!