Sistema Cardiovascular

Páginas: 6 (1389 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
UNINOVE – CAMPUS MEMORIAL DA AMERICA LATINA

Curso: Enfermagem
1ºSemestre
Sala 827
Turno: Manhã

Sistema Cardiovascular


Nome: R.A.
Fabio Pereira dos Santos 914119291
Juliana Castro Loiola 914124100
Thaina Lima Silva 914119208


São Paulo
2014

Anatomia do coração

O coração
O coração de uma pessoa tem otamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.
Observe o esquema do coração humano, existem quatro cavidades:Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior.
Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.
O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átriodireito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda.
 

 


Camadas da Parede Cardíaca:

Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosase rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
Epicárdio: a camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso.
Miocárdio: é a camada média e a mais espessa do coração. É composto demúsculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sangüíneos.
Endocárdio: é a camada mais interna do coração. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobreela. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sangüíneos que entram e saem do coração.

Os vasos sanguíneo
As vasos condutores de sangue são classificados de acordo com a direção dos líquidos que levam. Os que conduzem os líquidos que saem do coração são chamados de artérias, e os que conduzem para o coração são chamados de veias.

Artérias
As artériassão vasos de paredes relativamente espessa e muscular, que transporta sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. A maioria das artérias transporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio), mas as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado (pobre em gás oxigênio) do coração até os pulmões. A aorta é a artéria mais calibrosa (de maior diâmetro) do corpo humano.

Há vários tiposde artérias em nosso corpo, são elas:
Artérias pulmonares: carregam o sangue pobre em oxigênio do coração para os pulmões para que o dióxido de carbono seja substituído pelo oxigênio; são as únicas artérias que carregam sangue venoso.
Artérias sistêmicas: levam o sangue para as arteríolas e de lá para os capilares, onde são trocados os nutrientes e gases;
Arteríolas: ramificações das artérias,têm como função regular a pressão sanguínea e direcionar o sangue aos capilares;
Artéria aorta: é a artéria raiz do sistema arterial porque recebe o sangue diretamente do ventrículo esquerdo do coração enviando esse sangue para todo o corpo.
As arteríolas são a principal influência tanto no fluxo sanguíneo local quanto na pressão sanguínea geral. Isso porque as arteríolas auxiliam no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Cardiovascular
  • O sistema cardiovascular
  • O sistema cardiovascular
  • sistema cardiovascular
  • Sistema cardiovascular
  • Sistema cardiovascular
  • SISTEMA CARDIOVASCULAR
  • Sistema Cardiovascular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!